Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus (Foto: Reprodução | Brasil 247)
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta quarta-feira (11) pandemia para o Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus.
Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. O termo é utilizado quando uma epidemia – grande surto que afeta uma região – se espalha por diferentes continentes com transmissão sustentada de pessoa para pessoa. Atualmente, há mais de 115 países com casos declarados da infecção.
A questão da gravidade da doença não entra na definição da OMS de pandemia que leva em consideração apenas a disseminação geográfica rápida que o vírus tem apresentado.
"A OMS tem tratado da disseminação [do Covid-19] em uma escala de tempo muito curta, e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de contaminação e, também, de falta de ação [dos governos]", afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, no painel que trata das atualizações diárias sobre a doença. "Por essa razão, consideramos que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", explicou durante a conferência de imprensa em Genebra.
Ao caracterizar o Covid-19 como uma pandemia, Tedros Adhanom afirmou que o termo não deve ser usado de forma leviana.
"Pandemia não é uma palavra a ser usada de forma leviana ou descuidada. É uma palavra que, se mal utilizada, pode causar medo irracional ou aceitação injustificada de que a luta acabou, levando a sofrimento e morte desnecessários", declarou.
Recomendações permanecem
O diretor-geral da OMS ressaltou que a declaração não significa a adoção de novas recomendações no combate ao vírus.
“Descrever a situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS sobre a ameaça representada por esse coronavírus. Não altera o que a OMS está fazendo nem o que os países devem fazer”, disse Adhanon.
Durante a conferência, ele lembrou o que a OMS preconiza a todos países. “Lembro a todos os países que solicitamos: ativar e ampliar seus mecanismos de resposta a emergências, informar profissionais sobre riscos e como podem se proteger; encontrar, isolar, testar e tratar todos os casos de Covid-19, rastreando todos os contatos”.
"Todos os países devem encontrar um bom equilíbrio entre proteger a saúde, minimizar disrupções econômicas e sociais e respeitar os direitos humanos", avaliou o diretor-geral.
Outras pandemias
A última vez que a OMS declarou uma pandemia foi em 2009, para o H1N1. Estima-se que a doença tenha infectado cerca de 1 bilhão de pessoas e matado milhares no primeiro ano de detecção.
Ainda segundo a OMS, uma pandemia de gripe ocorre quando um novo vírus emerge e se espalha pelo mundo, e a maioria das pessoas não tem imunidade.
Há 100 anos, o mundo enfrentou uma outra pandemia, a de gripe espanhola. Estima-se que entre 50 e 100 milhões de pessoas tenham morrido entre 1918 e 1920.
Brasil está mais preparado
Na semana passada, em entrevista à Agência Brasil, o médico infectologista Rivaldo Venâncio, coordenador de Vigilância em Saúde e Laboratórios de Referência da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), afirmou que o Brasil está mais preparado para lidar com o Covid-19 do que estava, em 2009, para enfrentar a pandemia da gripe H1N1. Segundo ele, a população precisa se manter informada, mas não há razão para pânico.
Veja também:
Organização Mundial de Saúde declara pandemia de coronavírus
Ilze Scamparini se emociona ao falar sobre avanço do coronavírus na Europa
'Ciência não se faz sem recursos', diz pesquisadora brasileira
Bahia tem aumento de 27% nas notificações de Síndrome Respiratória Aguda Grave
Secretarias divulgam medidas de prevenção do coronavírus nas escolas e universidades
Bolsa de valores do Brasil cai 10% e interrompe negócios
Sesab confirma 2º caso de coronavírus na Bahia
Brasil confirma mais 6 casos de coronavírus; total de 25 pacientes
Sobe para 24 o número de infectados pelo coronavírus no Brasil
Sobe para 13 casos confirmados de coronavírus no Brasil
Aumentando - Brasil tem 8 casos do coronavírus; SP registra transmissão direta
Aumentou - Ministério da Saúde confirma 4º caso de coronavírus no Brasil
Com 530 casos suspeitos Brasil tem terceiro caso confirmado de coronavírus
Epidemia chinesa - Ministério da Saúde confirma caso positivo de coronavírus no Brasil
Criança está em isolamento por suspeita de coronavírus na Bahia
Epidemia chinesa - Homem testa positivo para coronavírus em SP; falta contraprova
Epidemia chinesa - Áustria, Croácia, Espanha e Suíça confirmam primeiros casos de Corona-vírus
Coronavírus: Itália anuncia segunda morte e Irã a quinta
Em dois meses, coronavírus mata mais que Sars
França registra primeira morte pelo coronavírus
Coronavírus - China registra 1.380 mortos e 63.581 infectados
Coronavírus - o que se sabe até agora?
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|