O vereador Kaique Ara (PT). Foto: Câmara
O vereador Kaique Ara, de 29 anos, parlamentar mais jovem da cidade e primeiro vereador assumidamente LGBT a ocupar uma cadeira no legislativo municipal iniciou os trabalhos do seu mandato pautando investimentos na juventude. Em seu discurso na legislatura atual, destacou sua trajetória, os desafios enfrentados até chegar ao cargo e reafirmou seu compromisso com a educação, a juventude e a comunidade LGBT.
Filho de uma feirante e de um operário do Polo Industrial, Kaique ressaltou as dificuldades que enfrentou para acessar espaços como a universidade e a política. "Muitos jovens da nossa cidade incorporam no seu dicionário a palavra 'impossível'. Eu via essa palavra muitas vezes na minha vida. Ouvi que era impossível entrar na universidade, impossível entrar na política, impossível acessar alguns espaços importantes para a formação de um filho da classe trabalhadora", afirmou.
Militante do Partido dos Trabalhadores (PT) desde os 16 anos, Kaique foi candidato a vereador pela primeira vez em 2020, conquistando cerca de 700 votos. Em 2024, foi eleito com 2.130 votos, sendo o terceiro mais votado no município. Durante sua fala, reforçou o compromisso com políticas públicas voltadas para a juventude e a comunidade LGBT. "Sei o que é ser um jovem da periferia, sei o que é ser um jovem LGBT e sei a importância desse espaço para dar voz a essas pautas", pontuou.
Intercâmbio internacional gratuito
Na mesma sessão, o vereador apresentou duas indicações legislativas. A primeira solicita à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (Sedur) a construção do Parque Ecológico do Novo Horizonte, bairro onde ele cresceu. A segunda propõe a criação do programa "Camaçari no Mundo", que prevê intercâmbio internacional para estudantes do município com o objetivo de aperfeiçoamento em línguas estrangeiras.
Com trajetória ligada aos movimentos estudantis e sociais, Kaique chega à Câmara de Vereadores quebrando paradigmas. Negro, professor e representante da comunidade LGBT, ele afirma que a diversidade na política é fundamental para garantir avanços e inclusão. "Nossa presença aqui não é apenas uma conquista pessoal, mas coletiva. Representamos muitas pessoas que, por muito tempo, não se viram nesses espaços", finalizou.
VEJA TAMBÉM
R$ 423 MILHÕES - Dados comprovam demandas acumuladas na Saúde na gestão Elinaldo
ADENDO - Vereadores começam a definir pautas do mandato. Confira as matérias
Contrariado, vereador pede punição para titular da Sedes e é 'chamado à responsabilidade'
Câmara de Camaçari realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|