Foto: Câmara Municipal de Camaçari
A Câmara Vereadores de Camaçari realizou na manhã desta terça-feira (11/3), a 2ª Sessão Ordinária de 2025. Na pauta, a resposta a compromissos firmados nas comunidades e a definição dos temas de identificação de cada mandato. Entre as principais matérias apresentadas, estão intervenções voltadas para promoção de saúde, desenvolvimento social, ações de ordem ambiental e para a sustentabilidade.
A assistência foi marcada por um um plenário extremamente agitado desde as primeiras leituras das pautas, interrompendo por vários momentos os vereadores.
Despontando entre as pautas de infraestrutura, solicitações recorrentes da Casa, as matérias referente à saúde ganharam destaque na sessão desta terça. O vereador Niltinho Maturino (PRD), indicou ao gestor Luiz Caetano, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), “a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento da Criança, em Arembepe”. O vereador Jackson Josué (União), pediu a construção da Unidade Básica de Saúde (UBE), no bairro do Mangueiral, e o vereador Manoel Filho (PL), indicou a construção de uma Unidade de Saúde da Família (USF), entre a Cascalheira e Itaipu, em Monte Gordo.
Seguindo na pauta da saúde, o vereador Herbinho (União), solicitou da Sesau, estudos de viabilidade para a criação de laboratório municipal de Análises Clínicas. Herbinho também defendeu a saúde animal, pedindo a criação de um Hospital Público Veterinário no município para o atendimento de animais de pequeno e médio porte.
O combate aos crimes ambientais foi a preocupação expressada pelo vereador líder de governo, Tagner Cerqueira (PT), que apresentou indicação solicitando que a Secretaria de Desenvolvimento Urbano – Sedur, crie uma Patrulha Ambiental para prevenção e combate ao descarte irregular e crimes ambientais. Já o vereador Elias Natan (PSDB), tratou sobre o descarte correto de itens fora de uso, solicitando a instalação de um Ponto Ecológico de Entrega Voluntária (Eco PEV), para descarte de resíduos sólidos e outros materiais, na Avenida Leste, na proximidade da Praça do Maçariqueiro, no bairro do Novo Horizonte.
Pensando na economia e na sustentabilidade, o vereador Dilson Magalhães (PP), indicou ao chefe do executivo municipal, a realização de estudos de viabilidade para implantação do Sistema de Energia Solar nas escolas da rede municipal de Camaçari. A mesma preocupação foi compartilhada pelo vereador Manoel Jacaré, que solicitou a implantação de Energia Solar Fotovoltaica na Câmara de Vereadores e nos prédios públicos do município.
O acolhimento e desenvolvimento social também estiveram na pauta através da indicação do vereador Dudu do Povo (União), apontando a necessidade da construção de Restaurantes Populares, e pedindo a reativação da Vaca Mecânica na sede e orla, no município. O vereador Tarcísio Coiffeur (PSDB), pediu a implantação do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no bairro do Jardim Limoeiro e o vereador Maurício Qualidade (União), fez a mesma solicitação, mas voltada para o distrito de Parafuso.
ADENDO
As matérias foram acompanhadas de importantes defesas, que demonstram a real importância das solicitações. No entanto, na realidade do município, com um orçamento aprovado por outra gestão e apenas 2% de remanejamento, é praticamente impossível que o gestor municipal atual possa atender a demanda solicitada. Em diversas oportunidades, os vereadores de oposição já deixaram claro que não haverá nenhuma concessão referente a esse tema. Dois pesos, duas medidas.
Foto: Câmara Municipal de Camaçari
Foto: Câmara Municipal de Camaçari
VEJA TAMBÉM
Câmara de Camaçari realiza Sessão Especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|