Galeria de Fotos

Não perca!!

Saúde

Juliana Vilela viu procedimento não cicatrizado se transformar em pesadelo -  Foto: Reprodução/TikTokJuliana Vilela viu procedimento não cicatrizado se transformar em pesadelo - Foto: Reprodução/TikTok

A influenciadora digital Juliana Vilela vem compartilhando em seu perfil no TikTok sua jornada contra um câncer raro, identificado após ela remover um pequeno sinal que apareceu no nariz. A empreendedora procurou um dermatologista para remover a marca no final de 2023, mas o nariz não cicatrizou.

“Estava super feio, no meio do sinal havia uma ferida. Procurei vários médicos e a opinião que mais convergia entre eles era de que a dermatologista havia utilizado uma potência muito alta para a cauterização e queimou a mancha. Por este motivo estava demorando para cicatrizar”, relatou Juliana no TikTok.


Após não ver melhora no procedimento, ela procurou um especialista e uma biópsia foi solicitada. O resultado indicou sarcoma, tumores malignos raros que comprometem os tecidos conjuntivos, que ficam entre a pele e os órgãos internos.

Juliana precisou fazer uma cirurgia no rosto para retirar todo o câncer e continua compartilhando sua recuperação nas redes sociais.

Em entrevista ao Terra, Nicolly Machado, médica pós-graduada em dermatologia clínica, estética e cirúrgica, explica que características suspeitas podem se apresentar em sinais e verrugas que indiquem câncer ou tumor.

A especialista recomenda observar se o sinal ou verruga apresenta alterações em sua cor, tamanho, forma ou bordas. Além disso, se houver sangramento, coceira, dor ou qualquer mudança significativa na aparência, é recomendado procurar um médico para avaliação.
Como fazer isso em casa?

O termo "ABCDE" é uma sigla usada pelos médicos para lembrar os principais sinais de alerta que podem indicar um possível câncer de pele melanoma. Cada letra representa uma característica a ser observada ao analisar uma pinta:

A - Assimetria: A pinta não é simétrica, ou seja, uma metade não é igual à outra.

B - Bordas irregulares: As bordas da pinta são irregulares, com contornos mal definidos.

C - Cor variável: A pinta pode ter diferentes tonalidades de cor, como marrom, preto, vermelho, branco ou azul.

D - Diâmetro: A pinta tem um diâmetro maior que 6 milímetros.

E - Evolução: A pinta está mudando de tamanho, forma, cor ou está apresentando sintomas como coceira, sangramento ou crostas.

A médica ressalta que nem toda pinta que possua uma ou mais dessas características é um câncer de pele, mas é recomendado consultar um dermatologista para avaliação e diagnóstico adequado.

Além disso, antes de procedimentos de remoção de sinais ou verrugas, é importante que um médico dermatologista faça uma avaliação com o dermatoscópio, aparelho que amplia a imagem da lesão através de uma lupa, possibilitando avaliar mais de perto as alterações, e características da lesão.

“É sempre recomendado buscar orientação médica para um diagnóstico adequado e para receber as informações sobre os cuidados e exames necessários antes dos procedimentos de remoção de sinais ou verrugas”, enfatiza a médica.

 

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br