Praia de Guarajuba (Foto: Google)
A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu ontem (19), um alerta epidemiológico às unidades sobre a "doença misteriosa", que provoca dores musculares intensas e provoca alterações na urina, deixando com cor escura. A Secretaria informa que o "quadro apresentado pelos pacientes é compatível com uma variante da Síndrome da Mialgia Epidêmica também conhecida como "Doença de Bornhoim".
"A dor muscular é causada por uma infecção viral e afeta a parte superior do abdômen e do tórax inferior. Ela é caracterizada como espasmódica e desenvolve-se de repente, piorando a cada movimento e respiração profunda, causando falta de ar para o indivíduo afetado", diz um trecho da nota. A Doença de Bornhoim pode ser transmitida por meio de pessoa para pessoa, através de gotículas ou objetos contaminados.
Ainda sem um diagnóstico definido, a suspeita da Sesab é de que a doença foi provocada pela ingestão de peixe pelos pacientes. O infectologista Dr. Antônio Bandeira, especialista que tem tratado a maioria dos casos, afirma que os pacientes relataram terem consumido peixes, como Badejo e Olho de Boi, além de outros relatos de peixes comprados em Guarajuba.
Por enquanto, os especialistas têm trabalhado com duas hipóteses para a doença misteriosa. Uma delas é a de que ela é causada por um agente transmissor, embora não saiba qual. A segunda, é a de que a enfermidade seria a Síndrome de Raff – doença que já teve casos registrados no norte do país, e que é causada pela toxina de uma alga, que por sua vez é ingerida por peixes de água doce.
Com a constatação do surto da doença misteriosa, pescadores de Guarajuba, no litoral norte, denunciaram que um grupo de ambulantes locais vendia peixes de má qualidade comprados em Salvador, no balde com água e formol aos turistas, mentindo também sobre a proveniência dos pescados. As autoridades ainda não se pronunciaram sobre a denúncia.
Veja também:
Doença misteriosa registra mais 7 casos e chega a 18 pessoas contaminadas
Peixe ‘conservado com formol’ entra na lista de suspeita sobre doença misteriosa
Pescadores de Guarajuba denunciam ambulantes que vendem peixes com formol
Sesab alerta para risco de contaminação em pescado
'Nunca tive essa dor na vida', relata estudante sobre sintomas da doença misteriosa
Doença misteriosa na BA causa dores e deixa urina preta; peixe pode ser causa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|