Medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix (Foto: Reprodução)
O Banco Central do Brasil anunciou nesta quinta-feira (6), alterações no regulamento do Pix. A nova norma, exclui chaves de pessoas e de empresas cuja situação não esteja regular na Receita Federal. O Banco Central informa, que a medida visa aprimorar a segurança das transações e impedir a aplicação de golpes via Pix, utilizando nomes diferentes daqueles armazenados na base de dados da Receita Federal.
Segundo a determinação, CPF com situação cadastral “suspensa”, “cancelada”, “titular falecido” e “nula” não poderá ter chave Pix registrada na base de dados do BC. No caso das empresas, o CNPJ com situação cadastral “suspensa”, “inapta”, “baixada” e “nula” também não poderá ter chaves Pix registradas na base de dados do BC.
O Banco Central explica que a inconformidade de CPF e CNPJ que restringirá o uso do Pix não tem relação com o pagamento de tributos, mas apenas com a identificação cadastral do titular do registro na Receita Federal. De acordo com a autoridade monetária nacional, as mudanças visam exigir que as instituições financeiras e instituições de pagamento participantes do Pix “garantam que os nomes das pessoas e das empresas vinculadas às chaves Pix estejam em conformidade com os nomes registrados nas bases de CPF e de CNPJ da Receita Federal.”
A partir de agora, a verificação de conformidade deverá ser efetuada sempre que houver uma operação envolvendo uma chave Pix, como um registro, uma alteração de informações, uma portabilidade ou uma reivindicação de posse. O Banco Central espera, que com a atualização, seja mais difícil para os golpistas manterem chaves Pix com nomes diferentes daqueles armazenados nas bases da Receita Federal.
Seguindo com ajustes de segurança, o banco destacou que atuará ativamente para detectar chaves Pix com nomes diferentes do registrado na Receita, para garantir que os participantes excluam ou ajustem essas chaves.
VEJA TAMBÉM:
Entenda como funcionará Pix por aproximação
Pix Copia e Cola agora pode ser usado para pagar conta de água; confira
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|