Pelo quarto ano consecutivo, com 45 acidentes fatais em 2021, a Bahia está entre os três estados com mais mortes por choque elétrico em todo o Brasil (Foto: Reprodução)
Em Morro do Chapéu, médica foi encontrada morta ao lado de um secador de cabelo
Após dois dias sem notícias da médica Ana Paula Almeida Souza, 28 anos, seus colegas de trabalho tomaram a decisão de acionar a Polícia Militar (PM). Ao iniciar as buscas, a guarnição não conseguiu entrar na casa em que ela morava, em Morro do Chapéu, na região da Chapada Diamantina, e o dono do apartamento alugado precisou disponibilizar a chave reserva. No local, a PM encontrou a vítima no chão, próximo à porta do banheiro do quarto, sem vida e ao lado de um secador de cabelo.
A residência não tinha sinais de arrombamento, e Ana Paula também não apresentava indícios de ter sofrido violência. Nem na quarta (14), nem na quinta-feira (15) ela compareceu ao trabalho. A polícia suspeita que a médica tenha recebido uma descarga elétrica enquanto usava o secador.
A confirmação, no entanto, será dada após a perícia. O corpo foi removido do local pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT) e em seguida será encaminhado para o sepultamento em Santo Antônio de Jesus, segundo a TV Bahia.
Ana Paula é natural do município do Recôncavo baiano, mas vivia a 330 km de lá, em Morro do Chapéu, onde trabalhava em um posto de saúde. Após a notícia, a Prefeitura da cidade suspendeu o atendimento em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) em solidariedade pela morte da médica. E em comunicado, o órgão classificou o falecimento como uma perda irreparável.
“Solidariedade aos amigos e familiares por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam”, afirma o texto.
A família dela também foi procurada pelos amigos enquanto buscavam por notícias. A jovem é filha do presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Santo Antônio de Jesus, Valdemir de Souza. A reportagem tentou entrar em contato com ele e com a entidade por e-mail e telefone, mas não obteve resposta.
Eletricidade fatal
Pelo quarto ano consecutivo, com 45 acidentes fatais em 2021, a Bahia está entre os três estados com mais mortes por choque elétrico em todo o Brasil, segundo dados mais recentes do anuário da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel). Depois de ficar na primeira posição do ranking nos últimos três anos, o estado só foi ultrapassado agora por São Paulo (59) e Pernambuco (49).
De acordo com o gerente de Saúde e Segurança da Neoenergia Coelba, Hugo Vidal, os principais riscos são gerados pela falta de cuidado no momento da compra de equipamentos, instalações elétricas irregulares nas residências e manuseio inadequado dos eletrodomésticos ligados à eletricidade.
Secadores de cabelo, chapinhas, cafeteiras elétricas e outros objetos do tipo só devem ser adquiridos com o selo de segurança do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). Uma descarga elétrica, a partir de 30 miliampère (mA) pode resultar em um acidente fatal. Um secador consome cerca de 14 amperes de corrente, valor 100 vezes maior que o mínimo tolerado por uma pessoa.
“A prevenção começa na aquisição. O segundo ponto é evitar o uso de equipamentos elétricos em áreas molhadas. Por último, a instalação elétrica das residências precisa ser aterrada e de preferência ter um equipamento chamado DR [Dispositivo Diferencial Residual], que desarma a energia da casa toda em situações de escape de descarga elétrica", destaca Hugo, sobre como prevenir acidentes domésticos.
Além disso, a eletrotécnica Jamile Vasconcelos ainda aconselha o uso de chinelos de borracha, corpo seco e mão seca durante o manuseio de eletrodomésticos. “Não se deve utilizá-los após sair do banho, nem com os pés descalços. O contato com a água diminui a resistência e aumenta a corrente elétrica pelo corpo”, afirma a especialista.
Veja também:
Médica de 28 anos é achada morta dentro de casa na Chapada Diamantina
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|