De janeiro a março desse ano, a Bahia recebeu 68.024 visitantes internacionais, consolidando-se como líder no receptivo deste público, na região (Foto: Reprodução)
A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), aponta o bom momento para o turismo na Bahia. O Estado manteve sua posição de destaque como principal porta de entrada de turistas estrangeiros no Norte/Nordeste, nos primeiros três meses de 2025. De janeiro a março desse ano, a Bahia recebeu 68.024 visitantes internacionais, consolidando-se como líder no receptivo deste público, na região. Segundo o comparativo feito pela gestão estadual, o número é 50% maior que o primeiro trimestre de 2024.
Os números da Embratur mostram que em março, foi registrada a chegada de 17.583 pessoas de outras nações na Bahia. Nesse mesmo período, o Brasil recebeu 3.739.649 pessoas vindas de fora do país, o melhor desempenho da história. Este desempenho é 47,8% maior em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Os números foram comemoradas pelo secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar. Para o secretário, os números são reflexo do trabalho do Governo do Estado na promoção do destino Bahia em âmbito internacional, associado à captação de voos. “Um fator importante que impacta na decisão da viagem é a facilidade de chegar ao destino. Somado a isso, tem a qualificação de trabalhadores e empreendedores e os investimentos em obras de infraestrutura nas 13 zonas turísticas, o que dá segurança e atrai turistas”, avalia.
Colaborando com o resultado obtido, atualmente, a Bahia está ligada diretamente a três capitais na Europa: Lisboa, em Portugal; Madri, na Espanha; e Paris, na França. Na América do Sul, também tem rotas para Buenos Aires, na Argentina, Montevidéu, no Uruguai, e Santiago, no Chile. A Argentina, com 24.441 passageiros, lidera o ranking dos principais mercados emissores de turistas para a Bahia, seguida por Portugal, França, Chile, Uruguai, Itália, Alemanha e Espanha.
Para atender esse público, existe investimentos para a qualificação da mão-de-obra, que acontece através de ações da própria Secretaria de Turismo (Setur-BA), por meio de uma plataforma de ensino à distância, do Governo do Estado. A capacitação é feita em parceria entre o governo estadual e a Universidade Federal da Bahia (Ufba), o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o Ministério do Turismo (MTur) e a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).
Esse protagonismo do Estado, representa também um cenário positivo para Camaçari, que está se estruturando como um destino promissor no país. Segundo a plataforma de hospedagens Booking.com, o município está entre as cinco melhores destinos nacionais para 2025. No portal Booking.com, a empresa destaca destinos como Guarajuba, Arembepe e Itacimirim citados como “cenários perfeitos para relaxar ou praticar esportes aquáticos”. O Booking informa ainda, que além das praias e oportunidades de atividades ao ar livre, uma das atrações locais é a aldeia hippie, que tem sido visitada por famosos artistas nacionais e internacionais desde os anos 1960.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|