No primeiro dia foram realizadas dez cirurgias gerais, sendo nove colecistectomias (que remove a vesícula biliar) e uma de hérnia umbilical (Foto: Divulgação)
A espera acabou. A Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), começou a diminuir a fila de espera para procedimentos cirúrgicos nesta terça-feira (25), dando início a realização das cirurgias eletivas no município. No primeiro dia, foram realizadas dez cirurgias gerais, sendo nove colecistectomias (que remove a vesícula biliar) e uma de hérnia umbilical.
Para esta quinta-feira (27), está prevista a realização de intervenções urológicas, com 13 vasectomias e quatro postectomias (também conhecida como circuncisão), além de cirurgias pediátricas, a exemplo de dez de hérnias umbilicais e 12 postectomias. Ao todo, serão realizadas cerca de 50 procedimentos nessa primeira fase. As cirurgias eletivas acontecem no Hospital do Polo, por meio de contrato com o Governo do Estado.
A gestora da pasta de Saúde, Rosângela Almeida, destacou o esforço da pasta e da gestão para ‘fazer a fila andar’. “Sabemos que há pessoas esperando há mais de 5 anos por cirurgias e, graças a Deus, esse momento chegou. Convido todos a conhecerem e procurarem a regulação e suas unidades, para verificar a necessidade de realizar o procedimento. Estamos juntos”, declarou.
Segundo a titular da Sesau, a parceria com o Governo do Estado vai possibilitar também a realização de procedimentos nas áreas de ortopedia, oftalmologia (incluindo cirurgias de catarata), ginecologia, urologia e cirurgia geral. O alinhamento entre Estado e município tem como objetivo, ampliar a oferta de serviços e fortalecer o atendimento à saúde no município.
Ainda de acordo com informações divulgadas pela Sesau, estão previstas 213 cirurgias eletivas nessa primeira etapa emergencial. Conforme divulgado pela pasta, esse número seria ainda maior se não fosse o cenário de desorganização encontrado pela Sesau na transição da antiga para a atual gestão.
Gestora da pasta de Saúde, Rosângela Almeida (Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|