Essa será a primeira intervenção da nova gestão municipal, contemplando cerca 190 pacientes, que vão realizar procedimentos de vasectomia, postectomia e hérnia (Foto: Divulgação)
A fila para cirurgias eletivas vai começar a andar nos próximos dias em Camaçari. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau) e do Complexo Regulador Estadual, retomou a realização dos exames pré-operatórios e das consultas, procedimentos que antecedem as cirurgias eletivas. Essa será a primeira intervenção da nova gestão municipal, contemplando cerca 190 pacientes, que vão realizar procedimentos de vasectomia, postectomia e hérnia.
A fase de exames pré-operatórios e consultas têm o intuito de verificar o estado clínico do paciente, identificar riscos potenciais, controlar doenças ativas, reunindo dados que minimizem o risco de problemas operatórios, além de garantir o bom andamento da cirurgia. As primeiras cirurgias têm previsão de início para o fim do mês de fevereiro, podendo se estender até o início de março, e irão ocorrer no Centro Médico do Polo, situado na Avenida 28 de Setembro (antiga Radial A), no bairro Camaçari de Dentro.
Segundo o diretor da Regulação de Camaçari, Lúcio Guimarães, os atendimentos ocorrem de forma progressiva, e alguns exames já foram realizados. No entanto, existem determinados procedimentos que são realizados ao longo da consulta com o médico anestesista da clínica responsável pela cirurgia, que exigem uma demanda de tempo maior.
O diretor da Regulação também informou, em nota divulgada pela Prefeitura Municipal, que a convocação dos usuários, sofreu atrasos por falta de organização nos cadastros dos pacientes. Guimarães explica, que a equipe está fazendo o resgate dos pacientes que estavam na lista zero, na lista única do Estado, e também aqueles pacientes que têm demandas mais urgentes. “Muitos pacientes não estavam registrados aqui na regulação. Nós estamos buscando esses usuários pelas unidades, pela demanda espontânea e pela lista que temos hoje de prontuários desatualizados, que estamos correndo para atualizar”, disse.
O planejamento da Sesau é de que futuramente, a oferta de procedimentos seja ampliada. As cirurgias eletivas são procedimentos cirúrgicos voltados para o restabelecimento da saúde e bem-estar do paciente, mas que não se enquadram como urgência e emergência médica.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|