Galeria de Fotos

Não perca!!

Cidade

Heloise Santos de Jesus (Foto: Reprodução Prefeitura)Heloise Santos de Jesus (Foto: Reprodução Prefeitura)

Teve início nesta terça-feira (20/2) a vacinação contra a dengue em Camaçari, onde o público total para ser imunizado, somando crianças de 10 a 14 anos, é de 13.516. Entretanto, neste primeiro momento, conforme determinação do Ministério da Saúde (MS), serão vacinados meninos e meninas de 10 a 11 anos, que o público total é de cerca de 8.700. Ao todo, a cidade recebeu 8.956 imunizantes para a primeira dose. O esquema vacinal é composto por duas doses, com intervalo de 90 dias.

Realizada pela Prefeitura de Camaçari, por meio da Secretaria da Saúde (Sesau), a vacinação acontece nos 42 postos de saúde da sede e da costa do município. Mediante o avanço e, à medida que haja oferta de doses disponíveis, a faixa etária será ampliada até crianças com 14 anos.

Presente no primeiro dia da vacinação, o secretário da Saúde, Elias Natan, destacou a importância dos pais e/ou responsáveis levarem as crianças para serem imunizadas contra a doença. “A vacinação do público de 10 a 14 anos é um grande passo para vencermos a dengue. Entretanto, ela não substitui a principal arma de combate que é a prevenção, eliminando os focos do mosquito Aedes Aegypti, especialmente, nas residências”, ressaltou.  

Quem não perdeu a oportunidade e já vacinou a filha, foi Crislane Almeida Santos. “Vim à unidade para realizar meu pré-natal e, chegando aqui, com minha filha, a gerente da unidade me perguntou se eu não queria vaciná-la. De imediato eu aceitei, pois com a vacina temos mais uma proteção contra a dengue”.

A pequena Heloise Santos de Jesus, 10 anos, declarou que agora se sente mais segura, e fez um chamamento às crianças do município. “Venham se vacinar também. É rápido e não dói”, alertou a menina, que informou, também, que faz a sua parte em casa, cuidando para que não surjam focos do mosquito da dengue.

No ato da vacinação a criança precisa estar acompanhada dos pais e/ou responsáveis, além de apresentar documentos, como RG, cartão de vacina, CPF ou o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é o documento de identificação do usuário do SUS.

Conhecida como Qdenga, a vacina da dengue não pode ser aplicada em crianças que estão com a doença ou sintomas sugestivos; imunossuprimidas (que têm baixa imunidade); e que tenham tido dengue há menos de seis meses.

De acordo com dados da Sesau, somente em 2023, os agentes de combate às endemias (ACE) visitaram 483.414 imóveis, onde eliminaram 443.112 focos do mosquito. Em 2024, já foram visitadas quase 40 mil residências. “Porém, mesmo com o trabalho dos agentes [de combate às endemias], o principal ator nessa luta somos nós, os moradores das casas”, enfatizou Elias Natan.

Ainda, segundo informações da pasta, em 2023, foram registrados 1.537 casos suspeitos de dengue, onde 663 foram confirmados, e um óbito atestado para a doença. Este ano, até o momento, já foram notificados 90 casos, sendo 14 confirmados.

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br