Tigre inicia assinatura do acordo coletivo. 78 funcionários já aderiram
A empresa fabricante de tubos e conexões, Tigre, não recuou diante dos protestos e dá seguimento aos preparativos para o fechamento da unidade de Camaçari. Na última sexta-feira (16), foi assinado o Acordo Coletivo de Trabalho entre a empresa e o Sindiquímica Bahia formalizando o encerramento da operação da planta de Camaçari.
Entre as medidas apresentadas pela empresa, ficou definido uma indenização adicional por ano trabalhado, extensão do plano de saúde e vale alimentação. Até o momento, 78 colaboradores já receberam orientação do Núcleo de Apoio ao Profissional (NAP), que auxilia na definição dos próximos passos de suas carreiras, com capacitação e qualificação técnica.
A decisão anunciada no final de novembro vai afetar diretamente 261 funcionários da empresa e mais 900 empregos indiretos. Alegando que precisa garantir a competitividade das operações da companhia no País, a Tigre informou que a operação da planta só será mantida até fevereiro de 2017.
Reações
O assunto foi levado à tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo deputado federal Luiz Caetano (PT). O deputado prometeu se mobilizar junto com o sindicato e trabalhadores em busca de uma solução que não prejudique os profissionais que prestam serviço a empresa. Caetano prometeu ainda entrar em contato com o Ministério do Trabalho, o SEBRAE Bahia e o SEBRAE Nacional para discutir a situação.
O Sindicato dos Trabalhadores do Ramo Químico (Sindiquímica), também iniciaram um ciclo de assembleias e atividades visando reverter a decisão ou estabelecer uma alternativa que não penalize os trabalhadores. Já foram realizados protestos e apresentada a proposta de criação de uma Cooperativa.
Veja também:
Políticos das três esferas se unem contra o fechamento da fábrica da Tigre em Camaçari
Trabalhadores seguem em mobilização para evitar fechamento da Tigre em Camaçari
Trabalhadores param atividades da fábrica da Tigre
Caetano anuncia intervenção em caso de fechamento da fábrica da Tigre em Camaçari
Fábrica da Tigre anuncia fechamento da unidade de Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|