Galeria de Fotos

Não perca!!

Saúde

As infecções provocadas pelos três vírus têm alguns sintomas parecidos e podem confundir as pessoas (Foto: Reprodução)As infecções provocadas pelos três vírus têm alguns sintomas parecidos e podem confundir as pessoas (Foto: Reprodução)

Especialista alerta para importância do diagnóstico correto, uma vez que os sintomas de cada uma devem ser controlados de maneira diferente

No início do ano, tradicionalmente, os casos de dengue aumentam por conta das condições ambientais. Neste 2022, os vírus da dengue, da influenza e a subvariante Ômicron do coronavírus estão presentes no cenário epidemiológico brasileiro.

As infecções provocadas pelos três vírus têm alguns sintomas parecidos e podem confundir as pessoas. De acordo com o infectologista Fernando de Oliveira, médico do Hospital Santa Catarina – Paulista, os sintomas comuns às três doenças são: dor no corpo, fadiga e febre.

“Essas enfermidades apresentam sintomas parecidos e, muitas vezes, os quadros são leves e autolimitados, o mais importante é evitar a automedicação e monitorar os sinais no corpo nas primeiras 48h”, comenta o infectologista.

Prevenção

Para a dengue, a prevenção é feita com o controle da proliferação de mosquitos, evitando o acúmulo de água parada, com a retirada de materiais como garrafas PET, latas e pneus de áreas externas. Além disso, é recomendado utilizar repelentes à base de DEET, Icaridina e IR 3535.

Já para a influenza e Covid-19, as medidas de prevenção estão relacionadas aos hábitos de higiene das mãos, ao uso de máscaras com a cobertura total do nariz e da boca e ao distanciamento social. Ademais, a vacina para as duas doenças respiratórias ajuda a prevenir complicações mais graves decorrentes dos quadros.

Principais sintomas

Influenza:
febre, dor de garganta, calafrios, perda de apetite, irritação nos olhos, vômito, tosse, dores no corpo, dor de cabeça e diarreia.

Covid-19: febre, espirro, fadiga, dor de garganta, coriza, dores no corpo, dor de cabeça, falta de ar, diarreia, vômito, perda do olfato ou paladar, calafrios e perda de apetite.

Dengue: febre, náuseas, vômito, manchas na pele, dores no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, fraqueza, dor nos olhos e manchas no corpo.

Ômicron: conheça os principais sintomas da nova variante da Covid

Diferenças entre as doenças


A dengue costuma causar dor atrás dos olhos e aparecimento de manchas pelo corpo, enquanto a influenza e a Covid-19 causam complicações respiratórias, como dor de garganta, coriza e tosse. No entanto, em algumas situações, apenas exames laboratoriais podem dar o diagnóstico final.

Quando procurar atendimento médico?

Recomenda-se procurar atendimento médico na presença de sinais de piora, como dificuldade para respirar, aumento dos batimentos cardíacos, febre constante, presença de sangramentos, sonolência excessiva, vômitos frequentes e dores abdominais contínuas.

“É importante ficar atento a esses sinais, especialmente para as pessoas que têm risco de evoluir de forma grave ou possuem algumas comorbidades, idade avançada, gestantes e portadores de condições imunocomprometidas como câncer e transplantes”, alerta o infectologista.

Tratamentos

Não existe um tratamento único para estas doenças, mas medicamentos como antitérmicos, analgésicos e anti-histamínicos são utilizados para amenizar os sintomas.

Para os casos de Covid-19 e influenza, não é recomendado o uso frequente de corticoides e, para dengue, anti-inflamatórios são desaconselhados.

Além da ingestão de líquidos, o repouso é fundamental na recuperação do paciente – que não deve tomar medicamentos sem prescrição médica.

Para tranquilizar a população, o especialista reforça o aviso de que não existe contraindicação da vacina de Covid-19 para os indivíduos que tiveram dengue e, apesar de improvável, existe a possibilidade de contrair Covid, influenza e dengue ao mesmo tempo.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br