Sesab inicia cooperação internacional com CDC para investigar casos de mialgia aguda (Foto: Leonardo Rattes | Ascom SESAB)
A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), o Ministério da Saúde e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control - CDC), dos Estados Unidos vão firmar um acordo de cooperação internacional para intensificar as investigações dos 64 casos notificados de mialgia aguda, "doença misteriosa", cuja causa ainda é indefinida.
Os detalhes foram discutidos em uma reunião na última quarta-feira (1º), com a presença do secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, e dos representantes do Ministério da Saúde, Wildo Navegantes, e do CDC, Raquel Miranda e Amy Kasper. De acordo com o subsecretário da Saúde do Estado, Roberto Badaró, que também esteve presente no encontro, a escolha do CDC se deu em função de experiências anteriores bem-sucedidas, a exemplo da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), Zika e suas associações.
O subsecretário explica que o primeiro passo será sistematizar os trabalhos, criar protocolos e definir fluxos para realizar a pesquisa. O método consiste na revisão de prontuários e analise do banco de dados construído nestes dois meses. Para auxiliar na pesquisa, pacientes e profissionais de saúde que atenderam estas pessoas também devem ser ouvidos.
"Doença Misteriosa"
Entre 14 de dezembro de 2016 e 24 de janeiro de 2017 foram notificados 64 casos suspeitos de mialgia aguda. Destes, 60 apenas em Salvador. Os municípios de Vera Cruz, Dias D'Avila, Camaçari e Alcobaça registraram um caso cada. No entanto, do total de notificações, apenas 33 se enquadram na definição de casos suspeitos de mialgia aguda súbita.
Os sintomas são dor muscular intensa, de início súbito, acometendo principalmente a região cervical e de trapézio, associada a dores nos braços e/ou dorso, coxas, panturrilhas sem causa aparente e elevação de creatinofosfoquinase (CPK).
Veja também:
Com duas mortes confirmadas, doença misteriosa chega a 64 casos suspeitos
Doença da urina preta tem semelhanças com casos antigos do AM, Europa e EUA
Doença da urina preta na Bahia: o que sabemos até agora
Morre 2ª pessoa na BA com suspeita de doença que deixa urina preta
Falta de reagente químico atrasa identificação da causa da doença misteriosa
Sesab continua sem resposta para "doença misteriosa" que pode ter surgido em Guarajuba
Peixe ‘conservado com formol’ entra na lista de suspeita sobre doença misteriosa
'Nunca tive essa dor na vida', relata estudante sobre sintomas da doença misteriosa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|