Nota será destinada para moradores de Salvador e da Região Metropolitana. Todos os casos foram registrados na capital até então (Foto: Google)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai fazer uma nota técnica para alertar a população de Salvador e da Região Metropolitana sobre a chamada 'doença misteriosa'. Conforme a pasta, a nota vai explicar sobre o que se sabe sobre a doença até então. Até o meio dia desta quinta-feira (22), a SMS tinha registrado 24 pacientes com a doença misteriosa.
Todos os casos da nova doença foram registrados em Salvador. A informação foi confirmada pela coordenadora de Vigilância da Saúde do Município, Drª Isabel Guimarães, após uma reunião com representantes das secretarias de saúde dos municípios da Região Metropolitana. Isabel pede também que a população verifique a fonte das informações antes de compartilhar notícias sobre o caso.
Na tarde de hoje, mais quatro amostras de pacientes devem ser investigadas pela pasta. Até ontem, amostras de 11 pacientes já tinham sido coletadas. "Estamos entrando em contato com todas as pessoas acometidas e perguntando o que tiveram, comeram, onde estiveram, a idade e analisando o prontuário e o resultado dos exames laboratoriais dos pacientes. Após cruzar todos esses dados, poderemos nos posicionar sobre o que está acontecendo", disse Isabel.
Segundo a coordenadora de Vigilância da Saúde de Salvador, a pasta deve demorar pelo menos 15 dias para ter uma resposta mais definitiva sobre o que está acometendo os pacientes. "Estamos trabalhando com a hipótese de ser um vírus ou uma toxina. Como se trata de algo mais inusitado, precisamos ter muita cautela na divulgação. Precisamos ter certeza sobre o que estamos tratando", afirmou Isabel.
Dores intensas
A doença misteriosa causa fortes dores musculares e deixa a urina preta. Segundo o médico infectologista Antônio Bandeira, um dos pacientes chegou ao quadro de insuficiência renal. A dor muscular é causada por uma infecção viral e afeta a parte superior do abdômen e do tórax inferior.
A dor é caracterizada como espasmódica e desenvolve-se de repente, piorando a cada movimento e respiração profunda, causando falta de ar para o indivíduo afetado (no surto em questão os casos não apresentaram comprometimento respiratório). Por vezes provoca dor abdominal, febre, dor de cabeça, dor de garganta e dores musculares. A transmissão ocorre por meio fecal-oral ou, menos comumente, de pessoa-pessoa, através de gotículas ou objetos.
Veja também:
Sesab continua sem resposta para "doença misteriosa" que pode ter surgido em Guarajuba
Doença misteriosa registra mais 7 casos e chega a 18 pessoas contaminadas
Peixe ‘conservado com formol’ entra na lista de suspeita sobre doença misteriosa
Pescadores de Guarajuba denunciam ambulantes que vendem peixes com formol
Sesab alerta para risco de contaminação em pescado
'Nunca tive essa dor na vida', relata estudante sobre sintomas da doença misteriosa
Doença misteriosa na BA causa dores e deixa urina preta; peixe pode ser causa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|