Doença misteriosa chega a 18 casos, informa Secretaria de Saúde de Salvador (Foto: Google)
Até a noite de sábado (17), 18 casos da doença misteriosa que causa fortes dores musculares, foram notificados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS). O balanço é através de dados colhidos em hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) da capital baiana. Apesar das pessoas com a doença ter ligação com a praia de Guarajuba, ainda não há nenhum caso confirmado pela Secretaria de Saúde de Camaçari.
De acordo com o último levantamento, 16 casos são na capital. Além de Salvador, a cidade de Valença, no Baixo Sul do estado, também registrou casos da doença misteriosa. Já foram coletadas amostras dos pacientes para identificar possíveis vírus ou agentes transmissivos. Por enquanto, a questão está sendo tratada como “surto de mialgia aguda a esclarecer”.
Nos 18 casos, os sintomas relatados são semelhantes: dor muscular súbita, sem causa aparente e níveis alterados de CPK, que são enzimas musculares. Equipes da Fundação Osvaldo Cruz e o médico infectologista Antônio Bandeira estão trabalhando em um roteiro de investigação que será posto em prática a partir desta segunda-feira (19). Os sanitaristas irão realizar uma apuração epidemiológica que consiste em levantar os dados dos pacientes através de entrevistas pessoais e estudo dos prontuários.
O objetivo é rastrear os casos para se chegar à origem do problema. Em comum entre os registros divulgados está o peixe Olho de Boi, o Arabaiana, comprado na praia de Genipabu, em Guarajuba, no Litoral Norte da Bahia. As dores surgiram horas depois de os pacientes terem comido uma moqueca preparada com esse peixe.
Veja também:
Peixe ‘conservado com formol’ entra na lista de suspeita sobre doença misteriosa
Pescadores de Guarajuba denunciam ambulantes que vendem peixes com formol
Sesab alerta para risco de contaminação em pescado
'Nunca tive essa dor na vida', relata estudante sobre sintomas da doença misteriosa
Doença misteriosa na BA causa dores e deixa urina preta; peixe pode ser causa
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|