Mutirão de rastreamento vai oferecer 10 mil mamografias em Camaçari
O Ministério da Saúde alerta que o câncer de mama é a segunda maior causa de morte entre as mulheres no Brasil. E, o melhor método para vencer a doença é a descoberta e tratamento precoce. Para atender a demanda do município e ampliar o atendimento para as mulheres na faixa etária de risco, A Secretaria de Saúde de Camaçari (Sesau) e a Delfin Imagem vão realizar um Mutirão de Rastreamento de Câncer de Mama em Camaçari a partir desta sexta-feira (04).
O município recebe a visita do Mamamóvel– veículos adaptado com mamógrafos – que realizarão exames gratuitos para pacientes com faixa etária entre 50 e 69 anos, de segunda a sábado, das 07 às 18 horas. O serviço segue até o dia 1º de abril com previsão de atender aproximadamente 10 mil mulheres.
Serão disponibilizados pontos para realização de exame na sede e na orla do município. Na sede, o atendimento será realizado de 4 a 19 de março, na Casa do Trabalho e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do Nova Aliança. De 4 a 12 deste mês, o mutirão contempla a Unidade Básica de Saúde (UBS) do distrito de Vila de Abrantes.
Em seguida será a vez da UBS de Arembepe, entre os dias 14 e 19 e de Monte Gordo, de 21 a 24. A Unidade de Saúde da Família (USF) de Barra do Pojuca participa do mutirão de 28 a 1º de abril.
Para ter acesso ao serviço, precisa apresentar RG, cartão do SUS e comprovante de residência. Por dia serão oferecidos 140 exames; 70 por turno. Estão impedidas de realizar o procedimento, mulheres que fizeram mastectomia ou qualquer cirurgia de mama. Para os casos onde foi necessário a realização de punção, um profissional irá avaliar no local se a paciente está apta para o procedimento. As senhas serão distribuídas duas vezes ao dia, por ordem de chegada.
A ação integra as atividades Março Mulher.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|