Ellen Coutinho, diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020, Sandro Magalhães, atual presidente do PT de Serrinha, ao lado, Liu Durães, atuante no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) (Foto: Montagem)
Historicamente presidido por homens, o PT Bahia, este ano, pode passar a ter uma mulher preta na presidência da Executiva Estadual. Nesta semana, o partido, que já tinha divulgado o nome de Liu Durães, revelou mais dois concorrentes ao cargo: Ellen Coutinho, outra mulher preta, e Sandro Magalhães, único homem na disputa, até o momento.
A votação acontece no dia 6 de julho, utilizando urnas eletrônicas, e será realizada simultaneamente para a renovação das direções municipais, estaduais e nacionais do partido.
O secretário de Organização do PT Bahia, Osmar Galdino (Jojó), destacou que esta será a edição mais participativa e democrática do Processo de Eleição Direta (PED). "O PT Bahia recebeu no último período 26.429 novos filiados e filiadas. Contamos agora com 192 mil filiados e filiadas, e 350 cidades votarão no PED nos três níveis – municipal, estadual e nacional. Estamos confiantes de que teremos um processo bastante participativo", afirmou.
Quem são
Ellen Coutinho, economista de 35 anos, é diretora da Fundação Perseu Abramo desde 2020 e já integrou o Diretório Nacional do PT. Com histórico de militância antirracista, ela foi secretária Estadual de Formação Política e secretária Estadual de Juventude do PT. Em 2019, disputou a presidência estadual do partido e conquistou cerca de 40% dos votos no Congresso Estadual, ficando atrás apenas de Éden Valadares.
Já Liu Durães, de 41 anos, traz a experiência do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), onde atua desde a infância. Engenheira agrônoma formada pela UNEB, ela é militante da luta pela reforma agrária e agroecologia e faz parte da direção estadual do PT, partido ao qual é filiada desde 2006.
Além de muito qualificadas tecnicamente, as duas são mulheres e pretas. A eleição de qualquer uma delas representaria um marco histórico, já que a eleição para a presidência do PT Bahia ocorre em um momento de renovação e busca por maior representatividade dentro do partido. A possível eleição de uma mulher negra para o cargo seria um marco histórico, refletindo a diversidade e as lutas sociais que o PT defende. A disputa ocorre, também, em um cenário de fortalecimento da legenda, que prepara as bases para a eleição em 2026, tanto a nível nacional quanto estadual.
O terceiro nome na disputa é Sandro Magalhães, de 39 anos, atual presidente do PT de Serrinha. Ele iniciou sua trajetória política como vereador aos 19 anos e tem atuação em movimentos estudantis e culturais. Professor da rede pública, foi secretário de Educação de Serrinha, superintendente de Cultura do Estado da Bahia e chefe de gabinete do deputado Osni Cardoso. Também coordenou campanhas de Jaques Wagner, Rui Costa e Lula no Território do Sisal.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|