Os vereadores Dudu do Povo, Jackson Josué, Herbinho e Maurício Qualidade, com Heder Almeida - Foto: Divulgação
Os rumores são de racha interno, dificuldade para abrigar apoiadores e descontentamento com as articulações que resultaram na derrota nas última eleição municipal, quando o então ex-prefeito Luiz Caetano (PT) venceu a disputa e retornou ao poder após 12 anos. Mas, o União Brasil de Camaçari não quer demonstrar fragilidade e já iniciou o planejamento para se reorganizar no município. A legenda do ex-prefeito Elinaldo Araújo intensificou as conversas com apoiadores buscando sanar conflitos e fortalecer a base.
O presidente do União Brasil em Camaçari, Helder Almeida, se reuniu na última semana com os quatro vereadores do partido para traçar estratégias e diretrizes para a legenda no município. Entre as pautas, o grupo discutiu a formulação e lançamento da campanha ‘Renovação Pra Valer’, que terá como objetivo incentivar e buscar novas lideranças no município. O encontrou contou com a presença dos vereadores Dudu do Povo, Jackson Josué, Herbinho e Maurício Qualidade.
Segundo o presidente municipal do partido, a campanha busca estimular dentro da comunidade, novas lideranças dispostas a participar da política. “Vamos abrir as portas do partido para aqueles que queiram participar da vida pública, trazer a sua experiência e, também, levar para estas pessoas informações e formação política”, explica. Helder afirma, que a iniciativa não vai excluir os quadros mais experientes; a expectativa é ‘somar a experiência com as novas lideranças e oxigenar o partido’.
Embora o planejamento tente demonstrar uma estabilidade dentro do grupo, as aparições públicas e compromissos registrados pelos principais nomes do partido mostram uma realidade diferentes. O anúncio de Helder com um grupo reduzido, as reuniões solitárias de Elinaldo para tentar dialogar com o grupo de oposição e a mobilização individual de Flávio Matos nos eventos levantam dúvidas sobre a capacidade de reorganização no município.
A tentativa de contenção de danos e ampliação do partido é motivada pelo novo pleito que se aproxima. O União Brasil terá em 2026 a candidatura a deputado estadual de Elinaldo, que já confirmou o desejo de concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa. Para a Câmara dos Deputados, a legenda terá dois nomes: Paulo Azi, que disputará a reeleição, e o deputado estadual Manuel Rocha, que será candidato no lugar do pai, o deputado federal Zé Rocha. No entanto, o nome de Flávio Matos, que obteve 77.724 votos na última eleição municipal, voltou a também ser ventilado para a disputa.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|