Mais de mil mulheres compareceram à atividade, que teve o reforço de um representativo efetivo de homens
Dona de casas, aposentadas, secretárias do lar, cabelereiras, empreendedoras, contabilistas, professoras, advogadas, assistentes administrativas, estudantes, enfermeiras, motoristas e advogadas, todas conscientes do importante papel que têm na construção de uma sociedade melhor. Esse foi perfil do público, plural e diverso, que lotou o Espaço Cultural Casa de Taipa, na noite de sexta-feira (13/05), durante a Agenda Camaçari destinada à discussão das demandas da população feminina.
Mais de mil mulheres compareceram à atividade, que teve o reforço de um representativo efetivo de homens. Em meio aos pronunciamentos, diversas declarações de apoio à pré-candidatura do deputado federal Luiz Caetano a prefeito. “Podemos dividir as políticas públicas para as mulheres em Camaçari em antes e depois de Caetano. Antes dele não havia nada. Depois dele é que as coisas aconteceram”, disse Laudicéia Dantas, cabelereira e pré-candidata a uma vaga na Câmara.
A deputada estadual Luiza Maia, líder da bancada feminina na Assembleia Legislativa da Bahia, destacou que as questões relacionadas aos direitos da mulher não figuravam no rol das preocupações governamentais em Camaçari. “Caetano inverteu essa lógica. Ele trouxe a Delegacia de Apoio à Mulher, criou a Secretaria da Mulher, a Rede Municipal de Proteção à Mulher e o Centro de Referência Yolanda Pires, dentre outras coisas”, enumerou.
“Ele fomentou ainda a contratação da mão de obra feminina em empresas como Bridgestone e Continental, que se instalaram em Camaçari entre 2005 e 2012”, acrescentou a deputada, lembrando que os debates sobre as questões de gênero também foram incentivados por meio de conferências públicas.
Já a vereadora Professora Patrícia, única representante feminina dentre os 19 vereadores do legislativo camaçariense, avaliou que as mulheres estão subrepresentadas nos espaços de poder. “Lugar de mulher é na política. Isso precisa ser incentivado”, conclamou.
Emocionado com a proporção da Agenda especialmente pensada para as mulheres, o deputado federal Luiz Caetano avaliou que o evento representou bem a força da população feminina. No campo das propostas, ele defendeu uma política de saúde pública mais atenta às demandas específicas e o empreendedorismo como vetor de desenvolvimento. “As mulheres são maioria na sociedade. Elas têm inteligência, força de trabalho e sensibilidade. Esses atributos, que se somam a tantos outros, precisam ser aproveitados e o poder público deve entender que tem grande responsabilidade nesse processo”, finalizou.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|