Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Líder militar do Hamas é o homem mais procurado de Israel, tendo já escapado a várias tentativas de assassinato. Na imagem, Mohammed Deif, no centro e à esquerda - Foto: ReproduçaoLíder militar do Hamas é o homem mais procurado de Israel, tendo já escapado a várias tentativas de assassinato. Na imagem, Mohammed Deif, no centro e à esquerda - Foto: Reproduçao

Numa mensagem gravada, esta madrugada, o líder militar do Hamas explicava que estava em marcha a "Operação Tempestade Al-Aqsa". "Basta", disse nessa mensagem, ao mesmo tempo que apelou aos palestinianos do leste de Jerusalém e do norte de Israel para se juntarem à luta. Mas quem é Mohammed Diab al Masri, mais conhecido como o fantasma ou Mohammed Deif?

Esta foi a primeira vez que fez ouvir a sua voz desde maio de 2021 quando avisou Israel que iria "pagar caro" se não cedesse às exigências do Hamas sobre Jerusalém.

Mohammed Deif nasceu no campo de refugiados Khan Yunis em Gaza, em 1965, e é um membro fundador do Hamas. Apesar das dificuldades da família conseguiu estudar e formou-se, ao que indicam várias fontes, em Biologia. Cresceu sobre a orientação de Yaya Hayyash, o coordenador dos ataques suicidas da metade dos anos 1990.

A sua especialidade no braço militar começou por ser fazer reféns. Uma ação que foi a chave do ataque deste sábado. Depois dedicou-se à construção do arsenal da fação. As Brigadas Ezzedine Al Qassam (o braço armado do Hamas) passaram das Kalashnikov aos drones e mísseis.

Tornou-se líder da milícia em julho de 2002 depois de Israel ter matado o antigo líder, Saleh Shehada. Sobreviveu depois a várias tentativas de assassinato - as suas biografias falam em seis a oito ações -, duas das quais o deixaram com ferimentos muito graves. Não se sabe ao certo mas há quem fale que lhe falta um olho e uma mão e que caminha com dificuldades devido aos estilhaços. Enquanto recuperava foi substituído na liderança do Hamas por Ahmad Jabari, que foi assassinado em novembro de 2012 pelas forças israelitas. Durante a guerra de 2014, uma nova tentativa de assassinato acabaria por resultar na morte da sua mulher e de uma filha. Outros membros da família ficaram feridos.

Em 2009, Deif entrou para a lista de terroristas dos EUA. É conhecido como o fantasma ou o convidado, por causa do seu modo de vida nómada e fugidio.

Sobre ele não circulam imagens - apenas uma de 1996 - e mantém-se longe da internet e dos telemóveis. No seu primeiro áudio como líder prometeu aos inimigos: "A vossa vida será um inferno".

VEJA TAMBÉM

Israel: líder da oposição propõe governo de guerra com Netanyahu

VÍDEOS - Israel sofre violento ataque do Hamás neste sábado e responde à altura

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br