Galeria de Fotos

Não perca!!

Nacional

Ex-ajudante de ordens de Bolsonaro foi ouvido após ex-comandante do Exército, Freire Gomes, depor na semana passada   - Foto: DivulgaçãoEx-ajudante de ordens de Bolsonaro foi ouvido após ex-comandante do Exército, Freire Gomes, depor na semana passada - Foto: Divulgação

O depoimento do tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), abordou diversos temas, incluindo as vacinas, o caso das joias e a suposta tentativa de golpe de Estado. O militar foi ouvido pela Polícia Federal na segunda-feira, 11. As informações são da jornalista Camila Bomfim, da GloboNews.

 

Agentes próximos à investigação afirmaram que Cid confirmou elementos descobertos após a assinatura do acordo de delação, o que fortaleceu ainda mais sua colaboração com a PF. Cid, inclusive, afirmou que o círculo próximo de Bolsonaro, que foi alvo da operação relacionada à tentativa de golpe, já havia sido informado de que não havia fraude nas urnas eletrônicas e que o sistema era completamente confiável e seguro. No entanto, de acordo com Cid, eles continuaram se reunindo e tramando o golpe.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro relatou também que, mesmo após ter sido alertado, o grupo persistiu com as narrativas destinadas a promover a desconfiança no sistema eleitoral. Isso porque, segundo Cid, a descredibilização do sistema era vista como a única forma de justificar o golpe.

As mensagens públicas do celular de Cid, acompanhadas de suas respectivas datas, também confirmam que, apesar dos relatórios e reuniões que asseguravam a segurança das urnas, o discurso persistiu e os planos continuaram. Durante esse período, foi elaborada a minuta para o golpe, incluindo a suspeita de que o próprio Bolsonaro tenha editado o documento.

Ainda de acordo com investigadores, Cid também mencionou que o ex-comandante do Exército, general Marco Antônio Freire Gomes, era contrário ao golpe, como ficou evidenciado por mensagens de interlocutores de Bolsonaro encontradas em seu celular.

Depoimento de 9 horas

Cid começou seu depoimento por volta das 15h de segunda-feira e só foi liberado na madrugada de terça-feira, pouco depois da 0h15. Ele permaneceu na sede da PF em Brasília por cerca de nove horas. Cid, no entanto, não é alvo do inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado e que resultou na operação Tempus Veritatis.

O ex-ajudante de ordens de Bolsonaro fechou um acordo de delação premiada com a PF em setembro do ano passado. Desde então, ele é obrigado a fornecer novas informações à polícia para manter os benefícios do acordo.

VEJA TAMBÉM

POR POUCO - Barroso diz que risco à democracia era maior do que se pensava

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br