Galeria de Fotos

Não perca!!

Internacional

Lula, sobre a vitória de Milei; 'A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos', afirmou, pela rede social XLula, sobre a vitória de Milei; 'A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos', afirmou, pela rede social X

O ultradireitista Javier Milei, de 53 anos, foi eleito neste domingo (19) presidente da Argentina. O candidado do partido La Libertad Avanza derrotou Sergio Massa, do Unión por la Patria, ministro da Economia do atual governo de Alberto Fernández. As autoridades eleitorais daquele país confirmaram a vitória por volta das 20h30. Ele assume no dia 10 de dezembro.

Os números finais ainda não foram divulgados, mas com quase 97% das urnas apuradas, Milei tinha 55,8% dos votos contra 44,2 de Massa. O candidato do Unión por la Patria reconheceu a derrota por volta das 20h10 em discurso no comitê central do partido. “Entrei em contato com Javier Milei para parabenizá-lo, porque é o presidente eleito pela maioria dos argentinos”.

Números

As urnas ficaram abertas para os eleitores das 8h até as 18h deste domingo em um cenário de imprevisibilidade de resultados. Por volta das 19h45, quando as apurações ainda estavam em andamento, começaram a aparecer os primeiros sinais de vitória do extremista com muita animação no comitê central de Milei e um grande desânimo no de Massa. Ao todo, 76,3% dos argentinos votaram neste segundo turno. No primeiro, foram 77,6%.

Repercussão

Alberto Fernández se manifestou pelo X sobre o resultado. “O povo manifestou a sua vontade. Milhões de homens e mulheres argentinos foram votar e definiram o destino do país para os próximos 4 anos. Sou um homem democrático e nada valorizo ​​mais do que o veredito popular. Confio que amanhã poderemos começar a trabalhar com Javier Milei para garantir uma transição ordenada”, afirmou o atual presidente da Argentina, que ainda agradeceu Sergio Massa e a militância. “Pela minha parte, continuarei a trabalhar para fortalecer a democracia e as instituições da república, em unidade com todos os setores que compõem o movimento nacional que lutará sempre por um país justo, livre e soberano”, finalizou.

Lula, Petro e Boric

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, também se manifestou a respeito da vitória de Javier Milei. “A democracia é a voz do povo, e ela deve ser sempre respeitada. Meus parabéns às instituições argentinas pela condução do processo eleitoral e ao povo argentino que participou da jornada eleitoral de forma ordeira e pacífica. Desejo boa sorte e êxito ao novo governo. A Argentina é um grande país e merece todo o nosso respeito. O Brasil sempre estará à disposição para trabalhar junto com nossos irmãos argentinos”, afirmou, pela rede social X.

Gustavo Petro, atual presidente da Colômbia, foi outro que se pronunciou. Repostando manifestação de Iván Duque, seu antecessor, disse que “a extrema direita venceu na Argentina. É a decisão da sua sociedade. Triste para a América Latina e veremos. O neoliberalismo não tem mais proposta para a sociedade, não pode responder aos problemas atuais da humanidade.”

Gabriel Boric, presidente do Chile afirmou que “hoje o povo argentino teve um dia democrático para eleger o seu Presidente para os próximos quatro anos. Saúdo Javier Milei pela vitória e Sergio Massa pelo digno reconhecimento da derrota. Desejo o melhor ao povo argentino e saiba que sempre terá nosso respeito e apoio. Como Presidente do Chile, trabalharei incansavelmente para manter as nossas nações irmãs unidas e colaborando para o bem-estar de todos.”

Votação no exterior

Fora da Argentina, cerca de 368.034 eleitores estavam aptos a votar. A votação no exterior não é obrigatória. Na Espanha, segundo maior colégio eleitoral fora do país com 85.388 eleitores, Javier Milei venceu com 7.765 votos (69%) contra 3.451 votos (31%) de Massa. Milei também venceu na Itália, Alemanha e na Áustria. Massa ganhou na França e na Suécia. Os Estados Unidos têm 90.382 argentinos aptos a votar. No Brasil, terceiro país com o maior número de eleitores argentinos no exterior, são pouco mais de 20 mil.

 

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br