Imagine o Vitória como um atleta de maratona. Esta corrida que ele está participando, obviamente, é a Série A. Durante a prova, o Leão penou para conseguir manter ritmo nas passadas, tropeçou, esteve entre os últimos, ficou sem fôlego, mas recentemente se hidratou e acelerou seus passos. Agora, restando 10 jogos para a chegada, está na hora de dar o sprint final. É o momento de buscar o último fôlego, acelerar e escapar das últimas colocações do Brasileiro.
O Leão iniciou a recuperação na hora certa. Nas últimas cinco rodadas, o Vitória saiu da 18ª posição e hoje tem quatro pontos de distância para a zona de rebaixamento. Não é muita coisa, mas o suficiente para ganhar confiança para se manter na Série A.
Segundo o técnico do Vitória, Argel Fucks, o rubro-negro precisa somar 44 pontos até o final da 38ª rodada. Seriam mais nove pontos - três triunfos, sem empates. A conta de Argel bate com a pontuação baixa do 17º colocado Figueirense, que se mantiver o ritmo atual terá 42 pontos no dia 4 de dezembro. Mas, sem querer duvidar da matemática de Argel, é melhor ter uma margem de segurança.
De acordo com os matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a chance de ser rebaixado com 44 pontos é de 37%. Com 45, vai para 17%. Com 46, só 5%. Desde que a Série A adotou o regulamento de pontos corridos com a presença de 20 clubes, em 2006, cinco clubes já caíram com 44 pontos. Em 2009, o Coritiba caiu com 45. A soma mínima que nunca rebaixou é de 46 pontos.
Dever de casa
Nos 10 jogos derradeiros do Vitória, metade será em casa, a começar pelo duelo diante do Grêmio, amanhã, na Fonte Nova, às 19h30. Pensando apenas nos jogos em casa, a conta de Argel está de bom tamanho, principalmente se o Leão arrancar o triunfo em dois jogos específicos: contra o Cruzeiro e Figueirense, concorrentes diretos. O Leão ainda enfrenta Sport e Coritiba, mas fora do território baiano. Vencendo pelo menos três destes “jogos de seis pontos”, a tendência é precisar de menos pontos para escapar.
“Chegamos numa parte da competição que ela tem afunilado e vem sendo jogos decisivos. Espero daqui para frente continuar nessas próximas finais”, diz o meia Tiago Real, que deve continuar no time, pois Cárdenas segue vetado. Nas contas dele, o número chave é o de 45 pontos.
Os confrontos diretos podem jogar a conta ainda mais para baixo. Até o final da competição, serão 16. O Sport é o recordista: cinco no total. No entanto, a tendência na briga contra o rebaixamento é que as vagas para a Série B diminuam ao longo das 10 rodadas - o que deve acontecer precocemente com América e Santa Cruz - e reduza o número de confrontos diretos.
Outra curiosidade: poucos são os clubes que, restando 10 rodadas, conseguem sair da zona. Na média, apenas um time que está no Z4 na 28ª rodada consegue escapar no final. Somente na edição de 2015 dois clubes conseguiram: Figueirense e Chapecoense.
Veja também:
Vitória está a sete pontos da Taça Libertadores de 2017
< Anterior | Próximo > |
---|