Serviço de devolução pelo aplicativo é a primeira etapa do processo de ressarcimento de cobranças indevidas feitas nos contracheques dos beneficiários (Foto: Reprodução)
Mais de 2 milhões de pessoas utilizaram o aplicativo Meu INSS para pedir reembolso. O número de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que contestaram descontos não autorizados chegou a 2.054.741 no sábado (24/5). O serviço de devolução pelo aplicativo é a primeira etapa do processo de ressarcimento de cobranças indevidas feitas nos contracheques dos beneficiários.
O Governo Federal determinou o ressarcimento a todos os lesados, assim como o bloqueio de bens e contas bancárias de associações suspeitas de terem feito os descontos de maneira ilegal.
A boa notícia é que a partir desta segunda-feira (26), os valores cobrados indevidamente começam a ser devolvidos. Ao todo serão estornados por volta de R$ 292 milhões.
Em nota, o INSS ressaltou que no final de abril, determinou a suspensão de todos os descontos desse tipo. “Porém, como a folha de pagamentos referente àquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram realizados nos pagamentos feitos entre 24 de abril e 8 de maio.”
Por decisão do governo federal, o INSS não repassou os valores às entidades associativas, e a devolução será feita junto com o pagamento regular dos benefícios – de 26 de maio a 6 de junho.
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