Galeria de Fotos

Não perca!!

Economia

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez pronunciamento após apagão nacional nesta terça-feira e destacou que 'diferentemente do evento de 2 anos atrás, agora há planejamento' (Foto: Reprodução)Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez pronunciamento após apagão nacional nesta terça-feira e destacou que 'diferentemente do evento de 2 anos atrás, agora há planejamento' (Foto: Reprodução)

No contexto do apagão nacional que afetou áreas significativas do Brasil nesta terça-feira (15), o Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez um pronunciamento sobre o assunto, informando que a situação já foi normalizada em todas as regiões brasileiras. Em sua fala, ele também destacou que a privatização da Eletrobrás, nos moldes acordados, fez mal ao sistema.

"Diferentemente do evento de 2 anos atrás, quando, por falta de planejamento, estivemos à beira de um colapso, agora há planejamento, há segurança, nossos reservatórios estão cheios e o ocorrido hoje nada tem a ver com geração de energia. Um setor estratégico para a segurança do país, como o setor elétrico, em especial em um país com a dimensão territorial do Brasil, na minha visão, não deveria ser privatizado. A privatização da Eletrobrás, no modelo em que ocorreu, fez mal ao sistema", disse o ministro.

O incidente levou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) a iniciar uma investigação sobre as causas. Daí, concluiu-se que o apagão resultou da abertura das interligações entre as regiões Norte e Nordeste e as regiões Sul e Sudeste. O evento resultou em uma redução de 16.000 megawatts (MW) na geração de energia no Sistema Interligado Nacional, impactando principalmente as partes Norte e Nordeste do país.

A ativação do "Esquema Regional de Alívio de Carga", um mecanismo automático projetado para proteger o sistema elétrico de danos adicionais, resultou na diminuição da geração de energia. Esse evento inesperado até mesmo levou à suspensão de certas linhas de metrô em São Paulo e interrompeu os serviços na capital baiana, Salvador, e em sua região metropolitana.

O Ministro enfatizou a raridade de tal incidente, destacando a redundância no sistema. Ele observou que dois eventos simultâneos ocorreram em linhas de transmissão de alta capacidade, causando a interrupção nas regiões Norte e Nordeste. Um evento ocorreu na região do Ceará, enquanto o outro ainda não foi identificado.

Em um período notável de 45 minutos, a resiliência do sistema ficou evidente com a restauração completa do fornecimento de energia às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Até as 14h49, todo o sistema estava de volta online. O Ministro Silveira também esclareceu que os reservatórios estão em níveis satisfatórios, enfatizando que o incidente não estava relacionado à geração de energia e ao planejamento do sistema.

Ministro Alexandre Silveira (Foto: Reprodução)Ministro Alexandre Silveira (Foto: Reprodução)

Veja também:

"A gente cantou a pedra", diz Gleisi, após apagão generalizado no País

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br