Consumidor que for optar pela compra online precisa verificar se o site possui histórico de reclamações (Foto: Reprodução)
Com a Black Friday acontecendo nesta sexta-feira, 27, os consumidores precisam ficar atentos na hora de realizar suas compras e, principalmente, analisarem se aquele valor realmente faz parte de uma boa promoção ou se a loja é confiável.
Segundo a advogada especialista em direito do consumidor e ex-superintendente do Procon-BA, Cristiana Santos, o consumidor que for optar pela compra online precisa verificar se o site possui histórico de reclamações. E isso pode ser feito por meio de endereços especializados em checar a reputação das marcas.
Além disso, o consumidor pode conferir as redes sociais da loja que deseja comprar, verificando os comentários deixados por outros compradores. Segundo Cristiana, é imprescindível também que o consumidor confira se o site possui o cadeado no canto superior esquerdo. O ícone é um indicativo de que a transferência de dados do cartão de crédito é feita de forma segura.
“Essas são algumas das medidas para evitar dor de cabeça durante o período de promoções”, salienta ela, acrescentando que se deve aguardar os comprovantes de pagamento, número de protocolo, e-mails e mensagens que possam ser usados como prova, caso a compra apresente algum problema, inclusive de entrega", pontua a advogada.
Aproveitando o período de compras, Cristina dá 10 dicas de como os consumidores podem aproveitar as promoções oferecidas por lojas físicas e online de forma segura, sem cair em uma prática enganosa chamada de “Black Fraude” (ou seja, as falsas ofertas).
Confira as dicas
1. É importante fazer pesquisa de preço do produto que deseja adquirir antecipadamente para conferir se, de fato, há desconto.
2. Verifique se o site onde pretende realizar a compra possui boa reputação. Para isso, faça uma pesquisa em sites que analisam este item e nas redes sociais da marca para saber se a loja tem histórico de reclamações com relação à atendimento, entrega, preço e qualidade dos produtos;
3. No caso das compras online, certifique se o site possui o cadeado no canto superior esquerdo, na barra de endereço. Se tiver, é um indicativo de que a transferência de dados do cartão de crédito é feita de forma segura;
4. Ainda na compra online, opte por fazê-la utilizando um cartão de crédito. Desta maneira, ao se constatar fraude, é mais fácil para cancelar a aquisição. Confira também, de forma detalhada, as características do produto, o preço e a forma de pagamento antes de clicar em “comprar”;
5. É imprescindível guardar os comprovantes de pagamento, além de e-mails, mensagens e número de protocolo que possam ser usados como prova;
6. No caso de compras em loja física, observe se o produto está com a etiqueta de promoção com o preço anterior para se fazer a comparação dos valores;
7. Ao comprar um produto eletrônico, como televisão ou smartphone, peça para testar se o equipamento está funcionando;
8. Caso o produto comprado apresente algum problema, o fornecedor terá o prazo de 30 dias para sanar o vício;
9. Comprou e se arrependeu? Você tem até sete dias, no caso das compras online, para cancelar a compra e receber o valor pago integralmente, incluindo o frete;
10. Após a compra efetuada, não recebeu o produto dentro do prazo? Você poderá cancelar a compra, reavendo o dinheiro pago.
Veja também:
Black Friday: veja as dicas para não ser enganado
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|