A pesquisa da MultiCrédito também aponta que a maioria dos usuários da modalidade de pagamento na Bahia são as mulheres (73%). No Brasil, esse número é ainda maior: o público feminino do crediário chega a 76,6%.
"O mercado informal feminino no Brasil é maior do que o masculino. Existem muitas profissões populares que estão culturalmente ligadas às mulheres, como a de consultora de cosméticos, manicure e profissionais de limpeza", observa Flávio Vaz Peralta.
O perfil da consumidora que utiliza o crediário está na faixa etária de 21 a 30 anos, grupo de idade responsável por 24,56% do total de consumidores analisados. Além disso, elas são solteiras, sem dependentes e 29,42% são funcionárias de empresa privada, seguidas por 27,07% de autônomas. A sua média de rendimento está entre 1 e 2 salários mínimos. Dessas consumidoras, 25,47% são do estado de Minas Gerais, seguido por São Paulo (13,23%) e Pernambuco (10%). A Bahia representa 2% desse público.
Peralta ressalta ainda o aumento na procura pelos novos segmentos do mercado. “Com a crise, observamos o crescimento das lojas de equipamentos para montar o próprio negócio. Essa é a hora de buscar novos projetos, e são nesses momentos que o crediário aparece”.
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