Celular Seguro funciona como um botão de emergência: com um único clique, o usuário pode bloquear o aparelho, a linha telefônica e o acesso a aplicativos, como bancos e redes sociais (Foto: Reprodução)
Apesar de ter mais de um ano de funcionamento e ter conquistado mais de 1 milhão de usuários nos primeiros dias, o aplicativo Celular Seguro ainda não é tão popular quanto deveria. Se você é uma das pessoas que não faz ideia do que se trata, saiba que esse aplicativo protege seus dados pessoais, em caso de perda ou roubo do seu smartphone, e ainda pode te ajudar a recuperar o aparelho. Continue lendo para entender.
O que é o Celular Seguro
Criado pelo Governo Federal em 2024, o Celular Seguro funciona como um botão de emergência: com um único clique, o usuário pode bloquear o aparelho, a linha telefônica e o acesso a aplicativos, como bancos e redes sociais, logo após uma situação de furto, roubo ou perda. O objetivo é agir rápido para evitar prejuízos maiores e, sempre que possível, recuperar o celular.
Além destas funções, o Governo Federal anunciou, na última semana, uma atualização importante: a partir de agora, o Celular Seguro também envia uma mensagem automática via WhatsApp quando alguém tenta usar um aparelho que foi bloqueado.
A novidade foi possível através de uma parceria entre o governo e as operadoras de telefonia móvel. A notificação é enviada pelos números oficiais do Ministério da Justiça e Segurança Pública (2025-3000 ou 2025-3003), avisando que o celular é objeto de roubo, furto ou perda e a pessoa precisa comprovar que é a dona ou entregar o aparelho à polícia. Caso contrário, pode responder criminalmente por interceptação.
A iniciativa já existe em alguns estados da região Norte do país e tem dados bons resultados, com a devolução de aparelhos, após a notificação.
Como usar o Celular Seguro
O aplicativo está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), mas também pode ser acessado pelo site oficial gov.br/celularseguro. Para utilizar, basta ter uma conta Gov.br (nível bronze já é suficiente), registrar os celulares que quiser proteger e indicar pessoas de confiança que poderão acionar o bloqueio em seu nome caso você não tenha acesso à internet ou esteja em situação de risco.
Fui roubado. E agora?
Se você foi roubado ou perdeu o celular, pode entrar no site do Celular Seguro por outro aparelho ou computador, fazer login com sua conta Gov.br e ativar o chamado “Modo Recuperação”. Assim que o alerta é emitido, o sistema aciona bancos, operadoras e empresas de tecnologia parceiras, que fazem o bloqueio dos serviços vinculados àquele aparelho.
O que fazer ao receber o alerta
Por outro lado, se você comprou um aparelho de segunda mão e receber o alerta de que ele é fruto de perda ou roubo, deve acessar o site do programa para seguir as orientações. Se estiver com o celular em mãos e for a verdadeira dona, a pessoa precisa comparecer a uma delegacia da Polícia Civil com a nota fiscal para regularizar a situação. Caso não tenha o documento, o aparelho deverá ser devolvido. A medida busca não apenas recuperar celulares roubados, mas também desestimular a compra e venda de dispositivos de origem duvidosa.
Evite comprar celular roubado
O aplicativo oferece uma ferramenta útil para quem está pensando em comprar um celular usado. Com a função “Celulares com Restrição”, basta digitar o número IMEI do aparelho — que pode ser obtido ao digitar *#06# no teclado do celular — para verificar se ele tem alguma restrição por roubo, furto ou perda.
Importante: o desbloqueio não é automático
O aplicativo não permite reverter o bloqueio diretamente por ele, o que impede que golpistas se passem pelo proprietário e tentem acessar informações sigilosas. Se você recuperar seu celular depois de emitir um alerta, vai precisar entrar em contato individualmente com sua operadora e os aplicativos bloqueados, como bancos. Cada empresa tem um procedimento específico para reativar o serviço, descrito nos termos de uso do app.
Uma ferramenta para agir rápido
O Celular Seguro é uma forma simples, acessível e eficaz de reduzir os impactos de um crime ou acidente, protegendo informações pessoais e dificultando a ação de criminosos. Vale a pena conhecer, cadastrar seus aparelhos e se preparar. Afinal, ninguém espera passar por isso — mas, se acontecer, é bom saber que existe uma ferramenta confiável para agir rápido.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|