Palestra foi ministrada pela advogada-chefe do ISSM, Elaine Muniz (Foto: Ascom/PMC)
O Instituto de Seguridade do Servidor Municipal de Camaçari (ISSM), reuniu na quinta-feira (29), cerca de 100 aposentados para uma atividade de conscientização sobre direitos e prevenção a golpes. Através da palestra “Seus Direitos, Sua Voz: Entenda e Proteja o que é Seu”, ministrada pela advogada-chefe do ISSM, Elaine Muniz, o grupo obteve informações para prevenção de golpes financeiros, sobre direitos bancários e do consumidor.
A atividade realizada no auditório do Teatro Alberto Martins apresentou exemplos práticos, orientações jurídicas e dicas de segurança digital. A advogada Elaine Muniz explicou os principais tipos de golpes aplicados atualmente, como o do falso funcionário do banco, o golpe do WhatsApp clonado, falsas promessas de empréstimos e outras fraudes que têm como alvo frequente o público idoso.
A palestra também abordou o direito à informação clara e correta, à proteção de dados e à dignidade do idoso, conforme previsto no Estatuto da Pessoa Idosa. Além disso, foram dadas orientações para evitar exposição a riscos, como não fornecer senhas por telefone ou aceitar ajuda de estranhos em caixas eletrônicos.
Na oportunidade, os aposentados também contaram suas experiências. A aposentada Dilma Freitas relatou duas tentativas de golpe que sofreu. Uma foi dentro de uma agência bancária, onde um falso funcionário ofereceu ajuda e trocou o cartão da aposentada por outro, sem que ela percebesse. Na ocasião o golpista fez compras no cartão da idosa, mas ela conseguiu estornar. A segunda, foi através de ligação telefônica, onde pediram para a aposentada clicar em um número e se reconhecia uma compra indevida.
Maior fraude da década
A atividade acontece em um período propício, em meio ao escândalo envolvendo desvios de aposentadorias e pensões de beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) revelaram que sindicatos e entidades associativas descontaram sem autorização valores no contracheque de aposentados e pensionistas, em um esquema, que abrange valores aproximados de R$ 6,3 bilhões. Especialistas acreditam que esse tenha sido a maior fraude em décadas.
Como evitar golpes?
O livro “Golpes contra a pessoa idosa” (Portal Edições) é um guia simples escrito por Andrea Mottola, advogada da área do direito do consumidor, e Suely Tonarque, uma ativista 70 mais, para identificar armações comuns contra os mais velhos. Confira algumas dicas:
1 - Nunca forneça informações pessoais ou financeiras por telefone, e-mail ou mensagens a estranhos que se dizem funcionários de alguma loja ou banco.
2 - Prefira contatar o gerente da sua conta, ou por um telefone de contato conhecido e seguro.
3 - Na dúvida, não faça a transação pela internet ou aplicativo, e busque a agência bancária.
4 - Não aceite ajuda de desconhecidos quando estiver usando o caixa eletrônico, essa pessoa pode trocar o seu cartão bancário.
5 - Monitore suas contas bancárias e de cartão de crédito regularmente.
6 - Use antivírus atualizado em seus dispositivos eletrônicos; muitos malwares e vírus têm a função de roubar seus dados para utilização.
7 - Evite usar links recebidos por mensagens ou SMS.
8 - Prefira usar o site oficial de lojas e bancos – que tenha o cadeado ao lado – para se certificar que o endereço é seguro.
9 - Caso receba algum telefonema de uma central alegando que foi constatada uma compra indevida em seu cartão, desligue e retorne a ligação para o seu gerente ou para o telefone da central que consta no cartão. Os golpistas usam telefones parecidos com os dos bancos e lojas, para dificultar a percepção da fraude.
10 - Se perceber que caiu em um golpe, imediatamente ligue para a central do banco. Avise o gerente e faça um boletim de ocorrência.
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