Alta procura reflete a demanda reprimida deixada pelo gestor anterior, sendo uma das principais reivindicações dos munícipes no último pleito municipal (Foto: Ascom/PMC)
A Prefeitura de Camaçari divulgou que atingiu a marca de 90 mil procedimentos, entre consultas e exames, realizados através da Central de Regulação Municipal nos cinco primeiros meses da nova gestão municipal. A alta procura reflete a demanda reprimida deixada pelo gestor anterior, sendo uma das principais reivindicações dos munícipes no último pleito municipal.
Para facilitar o acesso da população ao serviço, a marcação foi descentralizado e agora acontece nas Unidades de Saúde da Família (USF), por meio de reguladores, e no casos dos exames de maior complexidade, como ressonância e tomografia, o processo é feito na sede da regulação, atrás do antigo Bom Preço.
A Prefeitura Municipal informou também, os principais serviços realizados no primeiro quadrimestre – entre janeiro e abril. Destes números, destacam-se: 5.625 ultrassonografias; 15.485 exames laboratoriais; 2.890 raio-X; 2.086 mamografias; 811 endoscopias; 6.570 consultas com oftalmologista; 1.353 consultas com o neurologista; 1.897 consultas com ortopedista; além de 86.425 atualizações cadastrais do Cartão SUS.
A cartela de unidades especializadas que ofertam serviços ao usuário inclui os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) e de Oncologia de Camaçari (CEONC), a Unidade de Apoio às Pessoas com Doença Falciforme (Unifal) e a Policlínica.
Com as mudanças no sistema de saúde municipal, foi designada a presença de regulador em todas as 42 unidades de saúde da atenção básica, de onde o paciente já sai com o exame marcado. Através da Regulação, também são ofertados o Serviço de Transporte ao Usuário (STU), o cadastro e atualização do Cartão do SUS, para que as pessoas possam ter atendimento; além da realização de mutirões mensais.
Segundo o diretor de Regulação, Lúcio Guimarães, existe no município “uma demanda gigantesca de dois a três anos com pessoas com requisição, cirurgias, procedimentos, que não estavam sendo atendidos”. Dos cinco primeiros meses, ele revela que maio foi mês mais desafiador, onde já foram atendidas 30 mil pessoas.
(Foto: Ascom/PMC)
(Foto: Ascom/PMC)
(Foto: Ascom/PMC)
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