Ferramentas são para promover inclusão e um melhor aproveitamento pedagógico dentro do ensino regular (Foto: Ascom/PMC)
Pais e mães de crianças e jovens com deficiência, superdotação ou necessidades específicas de aprendizagem do município de Camaçari conquistaram uma grande vitória nesta semana. A Prefeitura de Camaçari, através da Secretaria de Educação (Seduc), inaugurou simultaneamente, na última terça-feira (8), nove salas com recursos multifuncionais, que vão atender aos estudantes com necessidades específicas um atendimento educacional especializado (AEE). As ferramentas são para promover inclusão e um melhor aproveitamento pedagógico dentro do ensino regular.
O prefeito Luiz Caetano e o titular da Seduc, Márcio Neves, fizeram a entrega em um ato simbólico, na Escola Municipal Denise Tavares, no bairro Gleba B. Na unidade, cerca de 16 crianças e adolescentes com distintas especificidades serão atendidas, pelo menos, duas vezes na semana com os novos recursos. Porém, a expectativa é que chegue a 65 beneficiados, pois a unidade, assim como as demais inauguradas, vão funcionar como um polo de acolhimento para outros estudantes que necessitam do acompanhamento e cursam o ensino regular em uma instituição que não dispõe do serviço.
Durante a cerimônia, o prefeito municipal declarou que pretende estender o recurso para todas instituições de ensino público municipal. As salas também foram implementadas na Escola Municipal Virgínia Reis Tude (Verdes Horizontes) e no Centro Educacional Yolanda Pires (Jardim Limoeiro), na sede. Os outros seis espaços estão distribuídos nos distritos de Monte Gordo e Vila de Abrantes.
A iniciativa é uma extensão do serviço que já acontecia, desde 2016, no Centro de Atenção Integral à Criança (Caic) Escola Professora Ilda Leal Ulm da Silva, situado no bairro Nova Aliança (Phoc I). A estimativa é que no segundo semestre, pelo menos, mais dez salas do tipo sejam estabelecidas no município.
As salas contam com diversos elementos lúdicos, como amarelinha colorida, painéis sensoriais, livros e brinquedos. O espaço proporciona atendimento inclusivo para alunos com deficiências intelectual, visual e auditiva, além de crianças com altas habilidades, na perspectiva de fornecer uma complementação e suplementação pedagógica.
Cada sala conta com o trabalho de pelo menos dois especialistas em Educação Especial, por meio de um trabalho conjunto e colaborativo com cada educador do ensino regular, além de promover o envolvimento das famílias no processo de evolução dos alunos.
(Foto: Ascom/PMC)
(Foto: Ascom/PMC)
(Foto: Ascom/PMC)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|