Foto: Divulgação
Moradores de Monte Gordo se reuniram na tarde de domingo (9/2), para um protesto pacífico solicitando intervenções para a segurança no KM 42 da BA-099. O grupo se reuniu na entrada da localidade, fechando a via no sentido Salvador. O protesto foi organizado após um trágico acidente na noite de sexta-feira, 31 de janeiro, que resultou na morte de duas pessoas: David e Filipe, moradores de Monte Gordo.
Alta velocidade, pontos cegos e a movimentação intensa da via também já vitimou outros moradores e provocou discussões, até o momento, sem solução. A população reivindica a instalação de radares e o reforço na iluminação, visando evitar acidentes e atropelamentos; como há poucos dias dois homens foram mortos, com os corpos dilacerados após serem colhidos por um carro enquanto viajavam em uma moto na localidade.
Essas intervenções também já foram pautadas na Câmara Municipal, através de Indicações, ofícios e reuniões. Em 2022, após dois graves acidentes na região, o então vereador Gilvan Souza, apresentou a Indicação Nº470/2022, solicitando da Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra), a instalação de redutor de velocidade (radar) e placa de sinalização de velocidade. A mesma intervenção, também foi solicitada pelo vereador Manoel Jacaré no mesmo período, em reunião com representantes da Secretaria Estadual; porém, ambas sem o retorno devido.
A pauta reacesa pelas mortes em janeiro, ganhou mais defensores e na última sexta-feira (7/2), os vereadores Tagner Cerqueira, Vagner Bipo, Neidinha Muniz, Manoel Jacaré e Salles de Val Estilos, se reuniram com o Diretor de Operação e Tráfego da Secretaria Estadual de Infraestrutura, Anselmo Calixto da Mota, representando o pleito da comunidade.
Diariamente, milhares de moradores de Monte Gordo trafegam e crusam a via que é o principal acesso para a comunidade. A região atualmente conta com a unidade da 6ª Companhia do Tático Ostensivo Rodoviário (TOR) do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) da Polícia Militar da Bahia (PMBA), no entanto, a incidência de acidentes fatais apontam para a necessidade de intervenções estruturais e a elaboração de um plano de segurança para o trânsito.
Os vereadores Vagner Bipo, Salles de Val Estilos, Neidinha Muniz, Tagner Cerqueira e Manoel Jacaré - Divulgação
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|