Durante esse mês a Limpec enviará uma carta a todas as empresas do Polo, clínicas e hospitais comunicando a suspensão do serviço e que elas devem procurar uma empresa privada para proceder com o serviço
O que muitos pensavam que era "balela" está prestes a se consolidar. A extinção da Limpec se consolidará efetivamente ainda essa semana com a oficialização do decreto de liquidez da empresa. Após enxugar o quadro de comissionados, aposentar todos os funcionários com tempo de serviço e iniciar a transferência de funcionários efetivos para Prefeitura de Camaçari, a Limpec deixará, já a partir dessa semana, de coletar os resíduos industriais do Pólo Petroquímico e os resíduos hospitalares da rede pública e privada de Camaçari. Antes disso a Limpec já viu a coleta do entulho e a operação do aterro sanitário passar para a empresa Naturalle, a mesma 'vencedora' da licitação que não houve, e contratada por mais de R$ 17 milhões de reais por três meses de serviços com o lixo no município.
Durante esse mês a Limpec enviará uma carta a todas as empresas do Polo, clínicas e hospitais comunicando a suspensão do serviço e que elas devem procurar uma empresa privada para proceder com o serviço. A Limpec continuará apenas com a recepção dos resíduos industriais no aterro sanitário. Já os resíduos de serviço de saúde, as empresas deverão procurar um prestador de serviço que faça a coleta e a incineração, pois a Limpec não realizará mais a atividade.
O cancelamento da realização desses serviços atende a determinação da Secretaria da Fazenda da diminuição imediata de todos os custos da Limpec, que hoje possui uma dívida superior a R$ 47 milhões com débitos trabalhistas, cíveis, com fornecedores, tributos junto a Receita Federal e INSS, conforme a presidente da autarquia, Janete Ferreira. Esse débito se atualizado com os juros e multa é bem maior.
Em recente entrevista, a diretora-presidente da Limpec afirmou ser inviável manter a empresa. "Além dessa dívida milionária, a Limpec está completamente sucateada, sem carros e maquinário próprio. O processo de falência da Limpec começou há anos através a ingerência dos gestores passados. Nosso papel agora é proceder com esse processo de liquidez com a maior lisura possível para não prejudicar os servidores efetivos e nem o município", afirma.
Veja também:
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|