Fábrica de Camaçari continua fechada (Foto: Reprodução)
As expectativas pela retomada da produção nas unidades da Unigel de Camaçari e Laranjeiras, em Sergipe, foram frustradas. Durante as últimas semanas, foi ventilada a possibilidade de um acordo entre a empresa petroquímica Unigel e a Petrobras para reativar as duas fábricas de fertilizantes que estão fechadas há dois anos. No entanto, nesta sexta-feira (9), o Jornal O Globo revelou, após contato com fontes próximas às negociações, que a Unigel não concordou com os termos do plano apresentado pela estatal.
De acordo com as informações divulgadas, na proposta original discutida na Petrobras, a estatal abriria mão de um processo de R$ 1,4 bilhão na justiça e ainda alocaria R$ 200 milhões para o retorno da Unigel na operação das fábricas. A medida tinha a intenção de iniciar a produção de amônia e ureia, dispensando a licitação.
Essa tratativa teria vindo de um grupo de políticos apelidados internamente de “Clube da Bahia”. No entanto, a solução dividiu o conselho e levou a uma intensa discussão entre seus integrantes, que temiam ser alvo de processos do Tribunal de Contas da União (TCU) e do Ministério Público Federal (MPF). Segundo os interlocutores, a dispensa de licitação preocupou inclusive conselheiros nomeados pelo governo Lula, que atuaram para evitar esse acordo.
Com esse impasse, não foi possível o acordo e o plano atual prevê a realização de uma concorrência para escolher quem vai operar as fábricas, da qual a Unigel teria que participar. A mobilização para retomada de produção já se arrasta há um ano e consta como uma das prioridades do governo Lula.
VEJA TAMBÉM:
Acordo firmado: Petrobras vai reativar a fábrica de fertilizantes Unigel Camaçari
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|