Volume de doação de sangue ficou em apenas 268 bolsas coletadas de 372 doadores voluntários (Foto: Divulgação)
Nos primeiros dias de Carnaval, neste ano, a Fundação Hemoba teve uma surpresa desagradável e perigosa: o volume de doação de sangue ficou em apenas 268 bolsas coletadas de 372 doadores voluntários. O número é 70% menor que o registrado no mesmo período de 2024, quando foram coletadas 890 bolsas de 1.162 candidatos.
Se, por um lado, é esperada uma redução de doações durante o Carnaval - já que jejum, falta de sono adequado e consumo de bebida alcoólica são impeditivos para doações - por outro, o aumento de demandas médicas e hospitalares comparado ao período não festivo faz com seja ainda mais importante manter os estoques do Hemoba abastecidos. A conta não fecha.
Nem mesmo os horários especiais de coleta de sangue durante a folia, em Salvador e no interior do estado, ajudaram a equilibrar a balança. "Hoje, a gente faz um chamado à população. Naturalmente, no período do Carnaval, os foliões vão para rua e esquecem de fazer a doação. Então, hoje a gente faz um apelo. Os Hemobas estão abertos no interior do estado e na capital. Você pode ir lá fazer sua doação. Quem não está curtindo a folia pode ir lá fazer esse ato de solidariedade e amor", convocou a secretária da Saúde do Estado, Roberta Santana.
Critérios para doação
Para doar sangue, o candidato tem que estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 kg e ter idade entre 16 e 69 anos. Lembrando que menores de 18 anos devem ir acompanhados dos pais ou responsável legal, e idosos acima de 60 anos só podem doar se já tiverem doado anteriormente.
No dia da doação, o voluntário não pode estar em jejum, ou ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas anteriores à doação. Também é preciso que o doador não fume por pelo menos duas horas antes do procedimento, além de ter dormido por no mínimo seis horas na noite anterior. Também é recomendável que evite alimentos gordurosos nas últimas 4 horas anteriores ao procedimento.
Horários de doação
Em Camaçari, o Hemocentro funciona nas dependências do Hospital Geral e atende, normalmente, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na Quarta-feira de Cinzas o atendimento acontece a partir das 13h. O telefone da unidade é (71) 3644-4252.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|