Foto: Ascom PMS
Camaçari tem 42 km de praia, várias delas de fácil acesso à população que não possui restrições de mobilidade. No entanto, não há um projeto estruturado que permita que cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção possam usufruir do banho de mar com segurança e conforto.
Em Salvador, a realidade é diferente. Neste sábado (1º) começa a 10º edição do projeto ParaPraia - Esporte e Lazer Adaptado 2025, que oferece gratuitamente banho de mar assistido para pessoas com deficiência e dificuldades de locomoção. A iniciativa conta com estrutura especializada e suporte de profissionais da saúde e voluntários
Atualmente, o projeto conta com voluntários e com o apoio da Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre).
O evento, que acontecerá todos os sábados e domingos de fevereiro em Salvador, já esteve em Camaçari, na praia de Arembepe em 2019 e na praia de Guarajuba, em 2020, sempre com o apoio da Prefeitura, entre outras instituições privadas.
Criado em 2014, o ParaPraia se tornou referência nacional na promoção do lazer e do esporte para pessoas com deficiência, garantindo momentos de diversão e bem-estar em um ambiente acessível. Ao longo desses dez anos, o projeto já realizou mais de três mil atendimentos, consolidando Salvador como uma das cidades com um dos programas mais longevos do Brasil nesse segmento.
Em Salvador, a edição de 2025 é viabilizada pelo Viva Esporte, programa da Prefeitura de Salvador que fomenta políticas públicas de esportes e lazer por meio de incentivos fiscais para empresas que investem na comunidade esportiva local. Com um montante anual de até R$ 10 milhões, as empresas participantes podem ter 100% do valor investido abatido do ISS a recolher, até o limite de 20%.
O secretário da Sempre, Júnior Magalhães, ressaltou a importância da iniciativa e o compromisso da Prefeitura com a inclusão. "É uma imensa satisfação contribuir para um evento que transforma vidas e proporciona experiências únicas. O ParaPraia é mais do que um banho de mar assistido, é um símbolo de acessibilidade, dignidade e alegria para centenas de pessoas. Com o apoio do Viva Esporte, conseguimos ampliar essa iniciativa e garantir que Salvador continue sendo referência em inclusão e políticas públicas inovadoras", afirmou.
O evento é voltado para aproximadamente 600 participantes e oferece uma estrutura adaptada, além de profissionais capacitados para garantir uma experiência segura e inclusiva.
Diante desse exemplo, fica a dica para a Prefeitura de Camaçari; ainda dá tempo de proporcionar um verão mais inclusivo e feliz para a população portadora de deficiência da cidade.
Foto: Ascom PMS
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|