Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

A unidade será sediada no aquartelamento do 12º Batalhão de Camaçari (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)A unidade será sediada no aquartelamento do 12º Batalhão de Camaçari (Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

A Polícia Militar de Bahia, está prestes a inaugurar seu novo esquadrão de motocicletas, uma iniciativa voltada para ampliar a segurança pública na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Sob responsabilidade do Comando de Policiamento Especializado (CPE), liderado pelo Coronel PM Guerra, e comandado pelo Capitão Lucas Dã, o esquadrão promete ser uma adição valiosa para as operações de segurança na área. A unidade será sediada no aquartelamento do 12º Batalhão de Camaçari.

O Capitão Lucas Dã, um Aspirante a Oficial desde 2006, traz uma bagagem repleta de especializações e experiência prática. Ele é formado em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar, Direito pela Universidade Católica de Salvador e Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Salvador, com uma especialização subsequente em Gestão de Projetos de Arquitetura. O oficial também possui uma gama de cursos de capacitação técnica, incluindo o Curso de Motociclista Militar - Escolta e Segurança e um estágio de Segurança e Proteção de Autoridades pelo Exército Brasileiro.

Com quase sete anos de serviço no Esquadrão de Motociclistas Águia, além de posições de liderança como subcomandante da 12ª CIPM - Rio Vermelho e na Operação Ronda Escolar, o Capitão Lucas Dã possui um histórico de dedicação e sucesso. Na Superintendência de Prevenção à Violência da Secretaria da Segurança Pública, ele contribuiu significativamente para o desenvolvimento de políticas de segurança.

Sua excelência no serviço foi reconhecida com diversas condecorações, incluindo a Medalha Tempo de Serviço por dez anos de serviço, a Medalha Marechal Argolo - Visconde de Itaparica, e a Medalha General Dionísio Cerqueira por Dedicação ao Estudo, além de receber o Bastão de Comando "Ten Cel PM Joaquim Maurício Ferreira" por se destacar no Curso de Especialização em Segurança Pública.

O novo esquadrão, sob o comando do Capitão Lucas Dã, é aguardado com grande expectativa pela comunidade e autoridades locais, que veem na especialização e no histórico do oficial uma promessa de incremento significativo na qualidade da segurança pública na região.

Confira a entrevista na íntegra:

Relata Bahia:
Capitão, poderia nos contar um pouco sobre a origem e a motivação por trás da criação do Esquadrão de Motocicleta que será sediado em Camaçari, no 12º Batalhão?

Capitão Lucas Dã: O Esquadrão de Motociclistas surge com o intuito fortalecer o policiamento tanto em Camaçari, como nos demais municípios da Região Metropolitana de Salvador, promovendo maior segurança aos cidadãos que residem ou trabalham nesta região.

Relata Bahia: Quais são os principais objetivos deste novo esquadrão e como ele planeja impactar positivamente a segurança pública na região metropolitana de Salvador?

Capitão Lucas Dã: O policiamento especializado através do motopatrulhamento possui diversas vantagens, dentre elas maior capilaridade de atuação e por ser um veículo de célere deslocamento, desenvolve um tempo resposta mais eficiente nas ocorrências. Além disso, é possível desenvolver policiamento de trânsito e atividades de escoltas. Neste sentido o Esquadrão de Motociclistas RMS atuará de forma extremamente positiva na Região Metropolitana de Salvador, propiciando segurança a todos aqueles que circulam na citada região.

Relata Bahia: Diante dos desafios de segurança pública enfrentados na região, quais estratégias o esquadrão pretende adotar para superá-los eficazmente?

Capitão Lucas Dã: O primeiro aspecto é promover uma escuta ativa da comunidade, a fim de compreender as principais demandas e necessidades. Além disso, atuaremos com serviço de inteligência coletando informações, bem como, compreender os locais mais vulneráveis da RMS, a fim de realizar um policiamento inteligente e eficiente.

Relata Bahia: Como é o processo de capacitação e treinamento dos policiais que farão parte deste esquadrão? Existe algum treinamento específico voltado para a atuação em motocicletas?

Capitão Lucas Dã: Sim. Por se tratar de um policiamento especializado, todos os policiais militares serão selecionados por meio de entrevistas e capacitação específica de policiamento com motocicletas, com vistas qualificar todo o efetivo do Esquadrão de Motociclistas e ofertar à comunidade um serviço de excelência.

Relata Bahia: De que maneira o Esquadrão de Motocicleta vai interagir e se integrar com as demais unidades já existentes na região para fortalecer a segurança pública?

Capitão Lucas Dã: Estaremos constantemente em sinergia e interação com as unidades já existentes na região, a fim de que possamos desenvolve rum policiamento eficiente, sempre apoiando estas unidades, com o objetivo de suplementar o policiamento já existente.

Relata Bahia:
Poderia nos falar sobre as tecnologias e equipamentos que serão utilizados pelo esquadrão para garantir uma atuação eficiente e segura?

Capitão Lucas Dã:
Tem se investido incessantemente em tecnologias que aprimoram ainda mais policiamento, desde dos aspectos de comunicação, como também os equipamentos de proteção individual. No caso dos motociclistas, destacamos a aquisição de novas motocicletas, e equipamentos de proteção individual, como capacete, bota de motociclistas, coletes antibalísticos, armamentos. Aproveito oportunamente para agradecer ao nosso Comandante-Geral, Coronel PM Paulo Coutinho que incansavelmente tem buscado investir em equipamentos em prol da tropa da Polícia Militar da Bahia.

Relata Bahia:
Qual o papel do envolvimento comunitário na atuação do esquadrão? Existem planos para iniciativas de policiamento comunitário?

Capitão Lucas Dã:
É de suma relevância a participação de toda comunidade local. Nossa intenção, conforme já mencionado é ouvir a sociedade da RMS dos diversos setores, a fim de que possamos desenvolver um policiamento que atenda as necessidades da população. Além disso, temos o propósito de desenvolver ações sociais e de educação, no nosso caso específico, voltado especialmente a educação para o trânsito.

Relata Bahia: Existem desafios logísticos específicos ao se operar um esquadrão baseado em motocicletas, especialmente em uma região tão dinâmica quanto a metropolitana de Salvador?

Capitão Lucas Dã: Por se tratar de uma atividade especializada, como o caso do Motopoliciamento, há diversas especificidades no campo logístico, desde os veículos até equipamentos individuais. Todavia, nosso Comandante-Geral, Coronel PM Paulo Coutinho tem ofertado todo aporte e apoio necessário nesse sentido.

Relata Bahia: Em termos de resultados, o que a população pode esperar do trabalho deste esquadrão nos próximos meses?

Capitão Lucas Dã: Pretendemos ir além do que o reforço do policiamento na região, que refletirá numa drástica redução de ocorrências. Mas, acima de tudo, estar sempre à disposição para servir a população da RMS e garantir os direitos individuais e coletivos ora definidos em nossa Constituição Federal.

Relata Bahia: Por fim, que mensagem o senhor gostaria de enviar à comunidade de Camaçari e à região metropolitana de Salvador sobre a importância e o compromisso deste novo esquadrão com a segurança pública?

Capitão Lucas Dã: Gostaria de externar que a população pode contar conosco e estamos chegando para somar esforços com as unidades já existentes, a fim de promover segurança a sociedade da Região Metropolitana de Salvador.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br