Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

A unidade no Brasil será a primeira da gigante asiática nas Américas (Foto: Reprodução)A unidade no Brasil será a primeira da gigante asiática nas Américas (Foto: Reprodução)

A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams), maior fabricante de carros de energia limpa do mundo, pretende investir R$ 3 bilhões no Complexo de Camaçari, onde ficarão localizadas as suas unidades de produção.

Nesta quarta-feira (24), representantes da empresa estiveram em Brasília para apresentar ao presidente Lula  o seu plano de investimentos da companhia no Brasil. O presidente da BYD Brasil, Tyler Li, o conselheiro especial, Alexandre Baldy, e a responsável pelo Departamento Jurídico da empresa, Gabriela Masetto, participaram do encontro com o presidente, que também contou com a presença de Janja da Silva e do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa.

A unidade no Brasil será a primeira da gigante asiática nas Américas. A fábrica terá capacidade inicial de produzir 150 mil veículos por ano e o  novo polo industrial deve gerar 10 mil postos de trabalho. A expectativa é que o início da produção ocorra entre o fim de 2024 e o começo de 2025.

Durante o encontro do presidente Lula com os empresários chineses também foi entregue um carro 100% elétrico fabricado pela BYD para uso da Presidência da República durante o prazo de um ano, em regime de comodato, uma forma de empréstimo gratuito.

“Estima-se que serão mais de 10 mil postos de trabalho criados e R$ 3 bilhões de investimentos, fomentando a economia local e contribuindo para uma maior produção de veículos sustentáveis a partir de energia limpa. O Brasil com mais investimentos construindo o futuro”, destacou Lula em postagem na sua rede social.

Polo industrial em Camaçari

No ano passado, a montadora chinesa anunciou  a instalação de três novas unidades fabris em Camaçari, para produção de caminhões elétricos, carros elétricos e híbridos e chassis de ônibus. O projeto da montadora já se alinhava aos objetivos da nova política industrial elaborada pelo governo brasileiro, cujo foco é o investimento em inovação e sustentabilidade.

Como parte do pacote da empresa chinesa para o país, também será instalado em Salvador (BA)  um centro de pesquisa para o desenvolvimento de tecnologia de um motor híbrido flex, para combinar o etanol com o motor elétrico.

“A chegada da BYD na Bahia tem dois significados simbólicos. De um lado, retoma a aptidão do Estado para a produção de veículos. De outro, coloca a Bahia e o Nordeste na vanguarda da indústria automobilística, já que estamos falando de carros elétricos”, destacou o  líder do governo no Senado Jaques Wagner (PT-BA), pelo X.

“Ao mesmo tempo em que ampliamos a geração de emprego e renda para a região, esse investimento bilionário se enquadra no conceito de desenvolvimento sustentável que defendemos. Estou certo de que essa iniciativa trará muitos benefícios para a população baiana e para o Brasil” comemorou.

Para o centro de pesquisa e desenvolvimento, a BYD fará parceria com o Cimatec Park (Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia), um complexo tecnológico e industrial do Senai, em Camaçari, que possui laboratórios avançados, usinas piloto, áreas de segurança para testes e operações de risco, além de uma pista de teste do setor automotivo.

Com informações do site do Planalto

Veja também:

Obras da BYD em Camaçari começam nas próximas semanas, dizem executivos da montadora

Lula recebe representantes da BYD e fala sobre fábrica em Camaçari; confira

Pré-candidato em Camaçari, Caetano tem encontro com presidente Lula em Salvador

BYD começa a produzir automóveis em Camaçari no final de 2024, afirma governador da Bahia

BYD pretende dobrar número de empregos de sua fábrica no Polo de Camaçari

 

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br