Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

Festas durante o verão acendem o alerta para contaminações por virus (Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE) Festas durante o verão acendem o alerta para contaminações por virus (Foto: Raphael Muller/Ag. A TARDE)

A chega do período do verão, atrelado às festas que vêm acompanhadas da estação, acendem um alerta na população para o risco de doenças e infecções virais. Em uma sociedade que viveu uma pandemia, os riscos e preocupações de um surto terminam ficando sempre em eminência.

Em entrevista ao Portal, a infectologista Clarissa Cerqueira fez questão de ressaltar que, durante o verão, outras doenças também costumam ter um índice maior de contaminações e infecções.

"No verão, o que a gente mais tem que pode influenciar a questão das viroses, são casos de dengue por conta do aumento da reprodução do mosquito. Agora, as outras doenças que a gente tem, as doenças respiratórias, elas podem se disseminar mais por conta da proximidade, do contato entre as pessoas", disse Clarissa.

Com relação às vacinas de um modo em geral, a profissional de saúde enfatiza ainda o período de encubação entre o momento que você recebe o imunizante e quando ele passa a fazer efeito em seu corpo.

Ideal é que você tenha se vacinado, pelo menos, em torno de 10 dias antes da exposição, para você ter a reprodução de anticorpos pela produção da vacina. Então, pelo menos, é esse período. Se tomar muito tempo antes, termina não tendo tanto benefício

Clarissa Cerqueira, infectologista

A infectologista explica ainda que as infecções virais podem acontecer de diferentes formas, através dos chamados 'comprotamentos de risco'. Entre as situações, está o consumo de bebida alcóolica, que pode impactar de variadas maneiras.

"Quando a gente fala do comportamento de risco, posso dizer que a ingestão de álcool pode, diretamente, não ter relação com o aumento de infecção respiratória viral. Mas assim, se o paciente está muito alcoolizado, ele pode vomitar e respirar esse vômito, que chama de bronco-aspirar e levar a um quadro de infecção bacteriana. Sem contar que álcool também pode interagir com algumas medicações e isso dá muito problema com tratamentos", explicou Clarissa.

Plano de imunização

Para evitar qualquer possibilidade de surto viral, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) firmaram uma parceria e anunciaram na última semana uma campanha de vacinação pré-Carnaval. A ação teve início no último dia 17 e irá permanecer até 6 de fevereiro.

Na ocasião, a titular da saúde na capital baiana, Ana Paula Matos (PDT), destacou a importância da imunização com antecedência e pontuou que questão de saúde pública não envolve lado político.

"Uma ação estratégia feita em parceria com o estado. Mostrando para as pessoas que as políticas públicas estão a frente de qualquer questão partidária e que ganham o povo. Aqui nessa estratégia, com 15 dias de antecedência, estamos possibilitando a imunização a fazendo um chamado a esse povo. Temos vários pontos de atuação e vamos mostrar que a saúde anda sempre junto", afirmou Ana Paula.

Secretária estadual, Roberta Santana ainda alertou para o baixo número de pessoas que completaram o ciclo vacinal contra a Covid-19 na Bahia. A preocupante estatística pode possibilitar ainda o aumento de contaminações após as folias.

"A gente precisa fazer um grande chamado. Temos apenas 14% de cobertura vacinal na Bahia e temos que melhorar isso. Então nosso apelo é para as pessoas se imunizarem. As vacinas estão disponíveis para toda a população", alertou Clarissa.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br