Galeria de Fotos

Não perca!!

Bahia

Para não estragar a folia durante os festejos, é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com as crianças - Ilustraççao GooglePara não estragar a folia durante os festejos, é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com as crianças - Ilustraççao Google

As festas juninas, são uma tradicional festividade no Brasil, popularmente conhecida por seu ambiente alegre, brincadeiras e comidas típicas. Mas, por sua característica, com uso de fogueiras e às vezes até de fogos de artifício, é importante se atentar aos cuidados para uma festividade segura.

Quais os perigos das festas juninas?

A utilização em festas juninas de materiais que podem causar princípio de incêndio e até mesmo um agravamento do incêndio, podem gerar acidentes e queimaduras graves. Esta atividade aumenta em 50% a incidência de pacientes com queimaduras nos hospitais de todo o Brasil.

Quais são os perigos de soltar balões nas festas juninas?

Soltar, vender, fabricar e transportar balões é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais, lei n° 9.065 de 1998, com previsão de detenção de um a três anos ou multa, ou ambas cumulativamente.

Isto porque, além do potencial risco de acidente para quem realiza o ato, o balão pode cair aceso em florestas, residências e indústrias, produzindo grandes prejuízos patrimoniais, ameaça ao nosso meio ambiente e até mesmo colocando a integridade física e a vida das pessoas em risco.

A brincadeira de alguns pode ser a tristeza de muitos. Entre os inúmeros contratempos que representam, os balões podem ainda oferecer sérios riscos à aviação, principalmente, às pequenas aeronaves.

Cuidados em festas juninas

Para não estragar a folia durante os festejos juninos e julinos, é essencial tomar alguns cuidados, principalmente com as crianças:

Só devem ter contato com fogos leves e acompanhadas de pessoas adultas;
Mesmo os adultos precisam observar recomendações, como só soltar foguetes utilizando varas longas, não usar fogos em ambientes fechados e não apontá-los para pessoas ou janelas;
Nunca transporte estes artefatos nos bolsos, pois, se eles se inflamarem, você certamente será atingido;
O perigo dos fogos de artifício é indiscutível. Se uma bombinha explodir nas mãos de uma criança ou próximo de seus olhos, poderá causar mutilação ou cegueira, por isso muita atenção e cautela ao utilizar estes materiais;
Muito cuidado também com as fogueiras e jamais realimente o fogo com álcool, pois a garrafa pode explodir. O mesmo se aplica a outras atividades que utilizam fogueiras, como em acampamento e luau;
Em caso de acidentes, a orientação dos especialistas é colocar a área atingida em água corrente até o alívio da dor, não usar nenhuma pomada ou substância sobre a lesão sem ouvir um médico e procurar imediatamente atendimento especializado;
Não deixe caixas de fósforos e/ou isqueiros ao alcance de crianças. A atração que o fogo exerce sobre as crianças pode ter consequências extremamente danosas.

Cuidados com queimaduras


Os líquidos inflamáveis, principalmente o álcool, representam cerca de 20% de todas as queimaduras no Brasil. O choque elétrico é a segunda principal causa de queimaduras, especialmente em adultos no ambiente de trabalho. O local predominante dos acidentes é o ambiente doméstico (46%). Não apenas em festas juninas, os cuidados preventivos a queimaduras é essencial para se evitar acidentes:

Ao realizar algum serviço doméstico, atente-se a análise preliminar de risco e formas de se evitar acidentes;
Não deixe crianças brincarem com fogo;
Mantenha a cozinha arejada;
Manuseie com cuidado panelas e líquidos superaquecidos;
Respeite o potencial inflamável dos combustíveis, principalmente o álcool;
Afaste-se de fios elétricos em vias públicas;
Não fume perto de postos de combustível;
Cuidado ao manusear velas, candeeiros ou similares.

Veja também:

'Do Allto' - O lado obscuro da festa junina

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br