Unidade de Camaçari será a primeira fábrica de automóveis da montadora fora da Ásia (Foto: Divulgação)
A montadora chinesa BYD (Build Your Dreams) anunciou oficialmente nesta terça-feira (29), que começará a montar o Dolphin Mini na nova unidade fabril de Camaçari (BA) a partir de junho de 2025. O anúncio foi feito por Stella Li, vice-presidente global da montadora, durante coletiva de imprensa realizada na cidade de Shengzhou, na China. A unidade de Camaçari será a primeira fábrica de automóveis da montadora fora da Ásia.
A produção inicial será em regime SKD/CKD, com kits enviados da China para montagem local. A produção completa, com fabricação dos componentes em solo nacional está prevista para iniciar até o final do ano.
De acordo com o projeto divulgado pela montadora, a planta de Camaçari terá capacidade inicial para fabricar até 150 mil unidades por ano, com a possibilidade de expansão para 300 mil unidades até 2027. Além de abastecer o mercado brasileiro, a unidade baiana também servirá como centro de exportação para a América Latina.
O Dolphin Mini, primeiro modelo a ser fabricado na planta, foi lançado no Brasil em fevereiro de 2024. De lá pra cá, o modelo hatch compacto se tornou o carro elétrico mais vendido do país. O modelo é oferecido em duas versões, com capacidade para quatro ou cinco ocupantes.
Confira as especificações: o Dolphin Mini conta com motor elétrico de 75 cv de potência e torque de 13,6 kgfm; a aceleração de 0 a 100 km/h ocorre em 14,9 segundos, com velocidade máxima de 130 km/h. Já o conjunto, é alimentado pela bateria Blade de 38,8 kWh brutos, proporcionando uma autonomia de 280 km pelo ciclo Inmetro, podendo alcançar até 350 km no uso real. O modelo também oferece rodas de 16 polegadas, seis airbags, faróis de LED, acendimento automático dos faróis, ajuste elétrico do banco do motorista, controle de cruzeiro, câmera 360 graus e atualizações remotas de software.
O anúncio movimentou o cenário nacional com ampla repercussão nos sites especializados e especulações sobre análise de preços e impacto para o mercado. Com atrasos e mudanças na data inicial de produção, existe uma grande expectativa pelo início da produção. A BYD já investiu R$ 5,5 bilhões na fábrica de Camaçari, e a previsão é de que a planta produza até 12 modelos diferentes, incluindo futuros carros feitos sob medida para o Brasil.
Unidade de Camaçari será a primeira fábrica de automóveis da montadora fora da Ásia (Foto: Divulgação)
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|