Especialistas recomendam que o Brasil trate o sobrepeso e a obesidade com uma questão de saúde pública (Foto: Reprodução)
31% dos brasileiros vive com obesidade e essa porcentagem, infelizmente, tende a crescer nos próximos cinco anos. Os dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025 (World Obesity Atlas 2024), da Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF), apontam que aproximadamente um a cada três brasileiros, vive com obesidade. Os dados mostram que no Brasil, cerca da metade da população adulta, entre 40% e 50%, não pratica atividade física na frequência e intensidade recomendadas.
No país, cerca de 68% da população tem excesso de peso, sendo que 31% tem obesidade e 37% tem sobrepeso. O Atlas traz ainda, uma projeção de que o número de homens com obesidade até 2030 pode aumentar em 33,4%. Entre as mulheres, essa porcentagem pode crescer 46,2%.
O sobrepeso e a obesidade podem trazer riscos. Segundo o Atlas, 60,9 mil mortes prematuras no Brasil podem ser atribuídas as doenças crônicas não transmissíveis devido ao sobrepeso e obesidade, como diabetes tipo 2 e Acidente Vascular Cerebral (AVC) – a informação é baseada em dados de 2021.
Diante desse cenário, especialistas recomendam que o Brasil trate o sobrepeso e a obesidade com uma questão de saúde pública. Dentre as ações para reduzir o crescimento da doença, são apontadas medidas como aumentar as taxas de bebidas açucaradas como formas de conscientizar a população e colocar avisos nos rótulos dos alimentos de que aquele produto possui altas taxas de açúcares adicionados, gorduras saturadas e sódio.
Em Camaçari, o vereador Tagner Cerqueira(PT), fez uma indicação para a criação de um programa de assistência a obesidade no município, o " Peso Saudável", que foi aprovado por unanimidade na Câmara Municipal de Camaçari. A Indicação Nº 057/2025, encaminhada ao executivo municipal, visa garantir assistência a pessoas com obesidade, proporcionando um acompanhamento adequado para a perda de peso e prevenção de doenças relacionadas.
A Organização Mundial de Saúde afirma que a obesidade é um dos mais graves problemas de saúde que temos para enfrentar. Em 2025, a estimativa é de que 2,3 bilhões de adultos ao redor do mundo estejam acima do peso, sendo 700 milhões de indivíduos com obesidade, isto é, com um índice de massa corporal (IMC) acima de 30.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|