Crédito: Câmara de Vereadores de CamaçariOs trabalhos legislativos de 2025 foram iniciados em Camaçari. Nesta quinta-feira (20), os vereadores veteranos e novatos puderam usar o plenário para defender suas pautas e indicar ações de interesse público. Com o plenário cheio e muito participativo, ao longo de 3 horas e 52 minutos de sessão foram apresentadas matérias voltadas para diferentes segmentos, realizadas defesas políticas, denúncias e agradecimentos. A sessão proporcionou ainda, os primeiros pronunciamentos dos vereadores novatos que puderem estrear a tribuna da casa legislativa.
Retornando após passar quatro anos fora da Casa, o vereador Jackson Josué (União Brasil), apresentou a Indicação Nº001/2025, solicitando do executivo, a “criação do auxílio no valor de R$ 750,00 reais, em caráter emergencial por três meses” , visando a subsistência dos ambulantes realocados no centro de Camaçari. Durante a defesa da matéria, o vereador afirmou que o governo acertou quando faz o ordenamento da cidade, mas que o local destinado aos ambulantes é “insalubre”. Na oportunidade, o vereador também solicitou a “criação do Centro Universitário e Profissionalizante de Camaçari”.
O ordenamento urbano e o trabalho exercido por vendedores ambulante foi a pauta da vereadora Neidinha (PT). Através da Indicação Nº028/2025, a vereadora solicita “a criação de um Programa de Ordenamento e Regulação ao Trabalho Ambulante – PORTA, visando estabelecer diretrizes e ações para organização e orientação de atividades dos comerciantes ambulantes, âmbito Sede e Orla, no município de Camaçari”. Neidinha apresentou ainda, um requerimento compartilhado com a vereadora Sales de Val Estilos, para realização de uma Sessão Especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher.
Mais tímido, o vereador Paulinho do Som (PT), reconduzido ao cargo após 12 anos, optou por pautar sua primeira defesa na solicitação de serviços públicos básicos. Ele apresentou a Indicação Nº003/2025, visando a requalificação da Praça da Lama Preta e a Indicação Nº004/2025, pedindo a requalificação da praça Bahia, situada no bairro do Novo Horizonte.
Nativo de Arembepe e com base forte na região, o vereador João Dão (PSB), iniciou pedindo intervenções no deck ecológico de Arembepe (Indicação Nº022/2025). A outra pauta, foi direcionada a Secretaria de Saúde – SESAU, solicitando a “construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Abrantes”; intervenção já sinalizada pelo prefeito Luiz Caetano e anunciada na Sessão Solene de Abertura dos Trabalhos Legislativos, na última terça-feira (18).
A vereadora Sales de Val Estilos (PSD), solicitou por meio da Indicação Nº045/2025, “a revitalização, inclusão de quiosques e parque infantil da Praça da Cascalheira, situada no município de Monte Gordo”. Confirmando sua atuação voltada para a saúde pública, a vereadora apresentou também, a Indicação Nº046/2025, pedindo que o governo municipal instale “uma sala de enfermaria com um médico clínico dois dias da semana, para fazer o atendimento dos permissionários (comerciantes) e das pessoas que frequentam o Centro Comercial de Camaçari”.
O estreante Vagner Bispo (PSB) também defendeu serviços de saúde pública com a Indicação Nº 035/2025, destinada ao governador Jerônimo Rodrigues, para construção da UPA – Unidade de Pronto Atendimento de Monte Gordo. Assim como a Indicação de João Dão, a intervenção solicitada por Vagner, já havia sido anunciada pelo prefeito Caetano. Vagner defendeu ainda, na Indicação Nº 042/2025, a construção de uma creche, em Barra do Pojuca.
Tarcísio Coiffeur (PSDB), como primeira indicação do seu mandato, sinalizou a necessidade de requalificação do canteiro central e a manutenção da academia da Avenida do Canal, no bairro da Gleba A (Indicação Nº 063/2025). Ainda para a Gleba A, o vereador pediu intervenção do executivo municipal para a requalificação da Praça da Rua 5, implantação de parque infantil e wi-fi gratuito (Indicação Nº 064/2025).
Encerrando as estreias, o vereador Maurício Qualidade (União Brasil), apresentou duas indicações para serviços de infraestrutura: a Nº 065/2025, para construção de campo com grama sintética, vestiário, arquibancada e iluminação em LED, no Bairro do Parque Verde l e a Indicação Nº 066/2025, para “implantação de grama sintética no Campo de Futebol do Virginia, na rua Petrolina, no Bairro do Verdes Horizontes”.
Publico compareceu em massa- Créditos: Câmara de Vereadores
VEJA TAMBÉM
Na Câmara, em discurso tocante Caetano abre o jogo sobre a gestão e sobre o que encontrou. Confira!
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|