Galeria de Fotos

Não perca!!

Antonio Franco Nogueira

‘(...)Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado’. (2 Coríntios 12:15). Ilustração Google‘(...)Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado’. (2 Coríntios 12:15). Ilustração Google

Ei, vem comigo que hoje eu vou alegrar o teu viver pondo em pista reta e em caminho mais curto as curvas e os arrodeio que Jesus gosta de fazer para nos dizer as coisas e que, sabe Deus porque, não pouca gente tem derrapado nelas. Então, eu já estou velho, mas os velhos de quando eu ainda não era velho era que tinha um vocabulário legal quando queria falar arrodeando, ou com o uso do que hoje se chama de eufemismos e que era bem divertido quando o negócio ficava “estirado” no nosso entendimento; mas o que eu quero dizer fazendo esse arrodeio, é que eu me divirto à beça com nosso Salvador quando percebo a profundidade do significado de coisas para nós tão importantes, que Ele nos reporta nunca sendo direto mas sempre falando de porta-travessa, aqui fazendo uso dum, dos termos  usuais do vocabulário popular dos antigos, como outros “modelos” também usados por Jesus, que se seguirão, a exemplo do que está escondido no que aparentemente, mais uma vez, aparentemente, reporta a foto aí acima (até te sugiro ler a mensagem tendo sempre na mente a imagem da foto), e que muito acredito que mexerão contigo e te farão refletir de monte se você levar em consideração e admitir que, no quesito entendimento da leitura bíblica o que não falta é gente que lê e depois se diz: não entendi nada. E por isso não lê mais, e nem presta atenção na Natureza à sua volta, o que lhe daria uma grandiosa noção do tanto que se tem perdido da graça de viver, por andar, quem tem andado, com a cara pra cima enquanto a vida avança.

[Pausa para te dizer que, na noite passada, tendo aberto a Bíblia antes de ir dormir, em Daniel 12, onde no início já diz que (...)os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente. (Daniel 12:3), e tendo orado pedindo que se Ele estivesse de acordo com o que diria essa mensagem, que me desse uma visão do céu, e eis que Ele me deu a visão, e na visão a cena era dum monte de pedras preciosas reluzindo e no meio, bem no centro delas, uma estrela solitária, brilhando bem destacada, tal e qual descreve Daniel 12; 3. E quanto a traduzir, não me sinto à vontade, me perdoe. Mas tá fácil de você entender que Ele aprova o que você lerá. Agora é contigo]

Mas uma coisa eu não posso esconder: num passado recente também eu não entendia senão nada, quase nada do que eu lia; até que, insistindo e praticando cada vez mais – tipo se faz quando se está doente e a comida não quer descer mas que, consciente de que ou come ou morre, e vendo Ele que havia em mim vontade de fato de entendê-Lo, ou entender o que Ele tanto fala “de porta-travessa”, a coisa então mudou: Ele foi abrindo a minha mente e as coisas foram ficando mais claras à cada dia. E por isso estou aqui para dividir com você o que d’Ele tenho recebido nesses dias, para alegrar o teu coração.

Aliás, aqui está uma das passagens que sempre me intrigou, me fazendo buscar o sentido de alguém “levantar o seu calcanhar” contra o Salvador, sem nunca encontrar a resposta até Ele me revelar quando já na minha enésima passagem pelo versículo, e isso depois de ter repensado e descartado não sei nem quantas vezes, que jamais poderia ter sido que algum capoeirista maluco, tendo sido contrariado nalguma coisa pelo Mestre, tivesse tido a audácia de meter um ‘rabo-de-arraia’ na cara do Filho de Deus; e menos ainda, que Jesus estivesse caído no chão e o doido, depois dalguma reclamação do Senhor, tivesse levantado o pé e pisado na cara d’Ele com o calcanhar: (...) Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar. (João 13; 18). Daí, o que de fato significa esse “levantar o calcanhar”, é que alguém com quem Ele estava falando – como pregando a mensagem de Salvação e que convivia com Ele, veja que Ele e o cara come junto, resolveu O deixar falando sozinho, Lhe deu as costas, e se foi. Hora em que o calcanhar dessa pessoa se levanta na direção de quem fica. Quer ver, ponha alguém de frente com você e, simulando uma conversa, a mande se virar e se distanciar de você, e olhe para os calcanhares dessa pessoa e veja como se levantam apontando para você. Mas é à toa que Ele usa desse “arrodeio” para falar conosco sobre traição? De jeito nenhum! E muito menos isso se limita à Judas, mas Ele diz de todos os que O traem tendo já vivido experiencias com Ele e depois O abandonam. O que, em menor grau, porém não menos grave, se estende a quem Ele, por meio dos Seus pregadores, como esse que te escreve, já tenha lhe dirigido a palavra e a pessoa Lhe dá as costas visto que Quem fala pela boca do pregador não é o pregador, mas O Espírito Santo. Mas, vamos combinar, isso de levantar o calcanhar pra dizer o que você acaba de saber, se você ainda não sabia, é perfeitíssimo para nos fazer pensar, concorda?

Outra passagem, uma metáfora, ou ‘porta-travessa’, excelente que Ele me dá aqui para balizar bem o tema, que me instigava no meu tempo de outrora, e tempos que, com a Graça de Deus não voltarão jamais, e que muito diz da importância de a gente gastar tempo sim, para entendermos os símbolos sacados das coisas naturais que Ele usa para falar conosco, sem contar da alegria que sentimos quando tudo nos fica claro, ainda mais quando pensamos que nos estava tão na cara, e que se não empregarmos esforços nisso a coisa vai ficar é muito estreita para um monte dos de nós quer esteja fora ou dentro das igrejas, era essa: (...)Neles se cumpre a profecia de Isaías: ‘Ainda que continuamente estejais ouvindo, jamais entendereis; mesmo que sempre estejais vendo, nunca jamais, percebereis. Posto que o coração deste povo está petrificado; de má vontade escutaram com seus ouvidos, e fecharam os seus olhos; para evitar que enxerguem com os olhos, ouçam com os ouvidos, compreendam com o coração, convertam-se, e sejam por mim curados’. (Mateus 13; 14, 15); ou seja, o que Ele quer dizer aí, longe de ser que Ele não queira salvar (o curar refere-se à cegueira espiritual) essa ou aquela turma, quanto ao versado em Isaías 6, que tem como contexto o capítulo 5, onde o Criador estava já farto de falar por Seus profetas sem que o povo O obedecesse, povo à quem Ele pergunta como que Ele, que tudo havia feito por eles, os plantando (e esteja atento/a à esse termo, PLANTIO) num terreno fértil esperando que Lhe nascessem Uvas boas e Lhe nasceram Uvas bravas, ou seja, gente ruim, agora pela Pessoa do Filho está Ele dizendo que Ele não vai se revelar aos que, com resistência à Ele e à Sua obediência - todos, "um bando de Tomé", é que a partir dali, além “duns tapas nazorêa” que eles levariam, Ele só nos falaria por enigmas e que ninguém mais teria d’Ele 'papa ou mingau na boca', além do Sangue do Seu Filho um tempo lá adiante, e Sangue que exigiria que princípios fossem/sejam obedecidos – e nada digo aqui de usos e costumes, pelo amor...; no capitulo 5 há inclusive uma sentença na metáfora da Vinha rebelde, Vinha que você já deve ter percebido que Ele fala do povo, Casa de Israel, mas que é extensivo à todos nós ainda mais depois de Cristo, onde Ele, passando na cara de à quem cabe dos de cá, que enquanto Ele esperava que houvesse justiça o que Ele viu (vê) foi (é) opressão; foi (é) gente corrupta e corruptora, então avisando que os deixaria entregues à própria sorte, prometendo inclusive não os podar mais (e anote esse termo também, PODAR); e não só isso, mas falando que ainda passaria (e passará) o povo numa peneira pra se livrar do que é ruim. Okey.

Daí vem O Criador dizendo: (...)Plantarei Israel em sua própria terra, para nunca mais ser desarraigado da terra que lhe dei", diz o SENHOR, o seu Deus. (Amós 9; 14,15). Mas, como assim, plantarei, se disse que NÃO podaria mais a Vinha? Pois é, e não podou mesmo, essa é outra porta-travessa usada para nos dizer que, depois de levados cativos, e humilhados na Babilônia, assim como os esparramados por todas as nações para onde fugiram os que dali à muitos anos seriam espalhados pelo mundo já depois do sacrifício da Cruz, Ele nos reunirá seguros mas não sem antes passar todo mundo por uma poda de fogo, ou melhor, por uma prova-de-fogo, desculpa, e tudo por causa da injustiça com que tivermos conduzido nossas vidas, tal e qual Ele viu naquele passado e, quem sabe, no nosso caso, com uma pitadinha de loucuras a mais. E isso sem prejuízo à lembrança de que, o que se volta a plantar é por que arrancado foi. Pegou? Agora a pergunta: o que dói mais, se permitir podar, ou ser arrancado pela raiz? Pois foi o que aconteceu, como mais adiante muito bem conta o profeta Jeremias, com a turma versada em Isaías 5 que não se permitiu podar e acabou ARRANCADA de seu lugar e levada para o meio dum povo sanguinário. Por isso Ele fala de replantio. Vá matutando aí.

Mas que conversa é essa de gente sendo plantada, feito o que se faz com vegetais, talvez essa ainda seja uma inquietação, visto que sim, gente é gente e pau é pau! Tá: lembra disso, ou de quem disse isso, ou melhor, o que quer dizer isso: (...)digo verdadeiramente que, se o grão de trigo não cair na terra e não morrer, continuará ele só. Mas, se morrer, dará muito fruto. (João 12:24)? Sim, foi Jesus o autor da fala e Ele estava falando d’Ele, de que, se Ele não morresse e ressuscitasse (por quem n’Ele creia), nada aconteceria quanto à Salvação dos que serão salvos da Ira/Juízo de Deus no fim das Coisas. E como se sabe, Ele não era pedaço de pau nenhum, mas uma Pessoa humana, porém trata-se também aqui duma outra porta-travessa das d’Ele para nos dizer sim, da importância de Ele (e eu e você) morrer, ser sepultado, e depois ressurgir da terra para que as coisas planejadas por Deus acontecessem (sem deixar de lembrar que, no nosso caso, esse morrer e ressuscitar perpassa antes pela conversão à Ele; pela morte da antiga natureza, e pelo ressurgimento no Seu Espírito, ou seja, quem está em Cristo nova Criatura é, lembra?). Aliás, aqui relembrando do que Ele disse há pouco, em Isaías 5, que tudo Ele tinha feito para benefício do povo que Lhe estava sendo rebelde e ingrato, lembrando sempre de que (...)vós sois lavoura de Deus (1 Coríntios 5:9), sem deixar de te lembrar também de que todos os medicamentos farmacêutico que você conhece vem da nossa biodiversidade, com destaque à porção maior devida à nossa flora, como exemplo simples devido a gama inumerável de exemplos que há, eu não sei se você sabe, mas a cenoura é um excelente remédio para as vistas. E já cortou uma cenoura em rodelas e olhou como o desenho nela mostra com perfeição as camadas dos seus olhos? E que o feijão é excelente para a saúde dos rins, você sabe? E já observou o formato de um grão de feijão e sua impressionante semelhança com um rim? E a Noz, sabia que é excelente para o cérebro? E a semelhança que ela tem com os dois hemisférios do nosso cérebro, já viu? E o Aipo, como excelente fortificante para os ossos, já tinha ouvido falar? Agora depois dá uma olhada na imagem do aipo tendo ao lado um raio X duma mão e veja que perfeito é esse Deus de que estou falando. Ah, e os nossos pulmões, já viu como se assemelham à uma árvore invertida, ou seja, de cabeça para baixo? E por que a raiz dos pulmões apontando para a nossa cabeça, se na Natureza a raiz das árvores ficam em baixo e é da raiz que vem o alimento da planta? Pois é, se essa for sua pergunta, você se distraiu das porta-travessa com que Quem inventou tudo isso trata disso com a gente, visto que nesse ponto a situação já saiu da Terra e está apontando para o Alto: Ele é a fonte de vida para nós, Sua Plantação, logo vem d’Ele o ar para os nossos pulmões e, conforme diz Efésios 5, nós somos o Corpo e Ele a Cabeça, e não é do corpo que sobem os comandos para a cabeça, mas vem da Cabeça os comandos para o Corpo, sacou a xarada? Então, lembra de que te falei de Deus sempre usar metáforas lançando mão de coisas naturais para falar do Seu plano de salvação? Pois então, se somos reputados como Árvores, deve sim haver uma razão para isso, que está na tampa da nossa cara e a gente, vindo de mal à pior quando a conversa é sobre O Deus Criador, não temos percebido o comportamento da vegetação tentando chamar a nossa atenção, vegetação que a milênios está com a goela seca de tanto nos gritar mas que, cegos e surdos espirituais, a gente não tem escutado. Porém, no meu caso, já “despiorado” quanto ao Assunto, hoje eu vim aqui, com a aprovação do Agricultor, como você leu entre os colchetes mais atrás, para te dar uma ajudinha. Mas, esperando que você não insista na incredulidade depois de tudo o que já te foi dito, me permita mais uma pausazinha:

(...)E vi outro anjo subir do lado do sol nascente, e que tinha o selo do Deus vivo; e clamou com grande voz aos quatro anjos, a quem fora dado o poder de danificar a terra e o mar,

Dizendo: Não danifiqueis a terra, nem o mar, nem as árvores, até que hajamos selado nas suas testas os servos do nosso Deus (Apocalipse 7:2,3).

Daí, vendo a passagem aí acima, aqui pensando nalgumas pregações que existem por aí, de que o aviso dado ao Anjo, para que Ele não danifique as Árvores, estaria dizendo que dessa ordem ao Anjo vem também a ordem para não devemos fazer dando algum à Natureza vegetal, até me sai um sorriso triste do canto da boca já que não pouca gente tem aprendido e replicado esse equívoco, me perguntando onde será que estaria A TESTA das árvores onde deverá ser carimbado que se refere aquela “mangueira”, a um servo, no caso uma serva, - já que mangueira está no feminino? Arriégua (interjeição de espanto, antes que você peque).

Há um sem-número de citações nas Escrituras, agora te trazendo do porquê da ilustração com a foto na chamada do texto, nos falando sobre plantar, desarraigar, e voltar a plantar, que nada tem a ver com plantação vegetal alguma como muitos tem pregado, que na verdade fala é sobre a criação humana de Deus e Seu plano de ressurreição  – aliás, aqui pegando emprestado um trecho do texto O que de fato aconteceu no Éden, de autoria do Espírito Santo através da minha vida (aqui também cabe o disposto entre os colchetes lá do início, visto que Ele já estava sabendo que eu citaria aqui o texto do Éden), o que acredito que seja a razão de pregadores tanto fazerem a confusão de que te falei quando se deparam com os textos que versam sobre o assunto e tem pregado equívocos. Mas, continuando, há na Ciência botânica dicas escancaradas de que a vida humana e a vida vegetal tem mais a ver uma com a outra do que se possa imaginar. O que, se sua pessoa assentar de boa mente no coração sobre isto de "botânica e gente" quando Deus fala com o povo, jamais lerá a Bíblia como lia daqui para a frente; e atente para os TERMOS GRIFADOS quanto à semelhança da reprodução vegetal com a reprodução humana, como eu disse, pela definição da Ciência botânica: “Semente é o óvulo desenvolvido após a fecundação, que contém embrião...; as sementes são formadas a partir da fecundação pela união dos gametas...; a célula espermática funde-se aos núcleos polares (núcleo diploide do saco embrionário) formando o endosperma”. Então não é por acaso que Jesus – e quando eu digo Jesus quero dizer toda as Escrituras bíblicas, tanto usa analogicamente a vida vegetal para se referir ao povo. Pena que um grito tão alto venha passando tão despercebido de tanta gente que diz meditar nos escritos sagrados e se limita à suas pregações expositivas, e eloquentes, porém deveras limitadas lamentavelmente a mais do mesmo.

(...)Assim será com a ressurreição dos mortos. O corpo que é semeado é perecível e ressuscita imperecível;

é semeado em desonra e ressuscita em glória; é semeado em fraqueza e ressuscita em poder;

é semeado um corpo natural e ressuscita um corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. (1 Coríntios 15:42-44).

Quando eu bati o olho nessa imagem emblemática, Jesus acendeu em mim a luz: é isso: a semente que é enterrada e depois germina e floresce é 'um porta-travessa', uma metáfora, se você preferir, que Ele está usando para dizer da ressurreição da pessoa salva. Sim, isso fala da ressurreição de salvação da pessoa que um dia foi planta e morreu; por isso Ele fala de ter a semente que morrer e ser sepultada para então ressurgir renovada: sim, o ato de plantarmos uma simples semente e virmos surgir uma planta nova é uma metáfora – sendo Ele o primeiro à ressuscitar, conforme a Bíblia versa que Ele é “as primícias da ressurreição” (e por que Primícias, no plural? Por que Ele, que é a Cabeça, por profecia nos ressuscitou com Ele, que somos o Corpo). Perfeito, pensei! Então, é isso mesmo, o ato de plantar (e por isso te mandei atentar para o termo PLANTIO), para depois virmos nascer o que foi plantado, é para falar da morte e ressurreição através da Natureza vegetal, tão na nossa cara, por isso tanta semelhança nos termos usados pela Ciência botânica no sistema de reprodução vegetal com a reprodução humana. Cara, que primoroso (primoroso é coisa de gente velha, eu sei: risos aqui). Então tive d’Ele isso como resposta: “Está aí, a mensagem que você me pediu”. E pensei: eu preciso, conclui, e para logo, dizer isso a quem ainda não se tocou que não somente falam as flores, mas as Árvores também. E aqui estou. E pode ir à cozinha tomar um copo d’água, que né feio não.

Posto isto, para você ter ainda mais noção do que estou te falando, e deixando para trás as que, comparadas às que citarei adiante, não duram muito, a exemplo dos Ficus, que, se muito, vivem 50 anos, árvores inúteis e tóxicas, e que se não podadas com frequência formam uma copa horrorosa, que podem muito bem estarem representando determinadas pessoas que, além de serem um problema para a vida da gente, não fazem questão da vida eterna, há no Brasil, na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, no interior de São Paulo, uma árvore chamada Jequitibá-rosa, batizada popularmente de “Patriarca da Floresta”, com idade estimada de 600 anos, que é considerada a árvore mais antiga que temos no país; mas essa nem de longe se limitaria à mensagem que O Criador quer nos passar sobre o significado que há escondido (havia, risos) em tanta resistência nesses vegetais, nos deixando o mais gostoso para mais adiante – digo para os nossos dias, para quem tiver interesse. Como em Daniel 12; 4, que está escrito que no fim dos tempos o conhecimento seria aumentado no Homem como, de fato, muita coisa está sendo revelada a quem procura o conhecimento das coisas, conforme mostram estudos científicos recentes, que dizem que 'a hipótese da imortalidade das árvores tornou-se popular nos últimos 20 anos, à medida que os investigadores continuam a relatar ter encontrado pouca ou nenhuma evidência genética de envelhecimento em Meristema (tecido que gera novas células) de árvores extremamente velhas'. Assim, a única conclusão é a de que, se essas árvores não contam com células renovadas e estão vivas a esse monte de tempo, é porque algo anormal as tem mantido vivas. E isso, insisto, e as Escrituras com suas metáforas me dão base para isso, como venho te mostrando, não é por acaso. "As árvores podem viver indefinidamente, mas isso não acontece porque eventualmente um agente externo, biótico ou abiótico, uma coisa viva ou não viva, como uma condição física, acaba por matá-las”, garante Franco Biondi, eco climatologista e cientista da Universidade de Nevada, nos EUA. O que no entanto não acontece com a pessoa humana que estiver em Cristo ainda que morra de morte morrida ou algum outro agente vivo o mate, haja visto que assim está escrito: (...)Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25). E ainda sobre a longevidade das árvores vegetais como porta-travessa para dizer da imortalidade da Árvore humana, não há modelo melhor do que um exemplar que, como bem disse o meu xará cientista, só deixou de existir por que foi extinta, morta, pelas mãos do bicho homem, que, conforme o National Geographic Brasil, que tem como fonte a  Encyclopedia of Life (EOL), viveu por mais de CINCO MIL ANOS, cortada em 6 de agosto de 1964, pasme, “para fins de estudo”, um pinheiro, que tinha o sugestivo nome de Prometheus, e estava localizada também no estado de Nevada, nos Estados Unidos.

Mas olha só: lembra que te mandei anotar o termo, Podar? Pois é, aqui parafraseando o cantor, para não dizer que não falei das flores, eis que me chega um dramático sonho relativo ao assunto, dado pelo Espírito Santo a um caro servo de Deus, porém com o tema Poda e um cemitério no contexto, depois de ele, conforme conta, muito angustiado, ter orado pedindo a Deus que lhe falasse duma situação desagradável que ele estava passando com a esposa, que teria cometendo uma falta desagradável para com ele, tendo ele, no ato, diante dela, passado à orar pedindo à Deus por misericórdia para com a sua vida; mas que ela o vem acusando de ter “inventado” a situação e o vem tratando há dias como inimigo, sem lhe dirigir a palavra, na casa dos familiares dela, que tem muitos membros, onde os dois residem, todos os familiares crentes porém com muito pouco ou sem nenhum entendimento bíblico e menos ainda em vontade do menor relacionamento com a meditação nos escritos sagrados, a quem o que sonhou diz que tem tentado transmitir um pouco do conhecimento que ele já adquiriu, mas que sem muito sucesso pela resistência que ele diz que encontra na maioria do pessoal da casa; caso e desfecho que muito deve te interessar o significado, se você tem entendido o que você leu até aqui. E isso não foi por acaso.

Eis a descrição do sonho conforme chegou à mim: Sonhei que eu chegava em frente duma casa com muitas árvores, e vi que havia um muro dividindo a propriedade no meio; vi que em uma das partes da casa que o muro dividia não havia reboco; então, pensando em derrubar aquele muro, que para mim não fazia sentido em estar ali, observo as árvores precisando ser podadas, e resolvo entrar pulando o muro da frente da casa, que me parece abandonada; eu sinto que havia outras pessoas que pulam o muro comigo mas não consigo vê-las; ao pular o muro percebo que há moradores na casa; vejo um senhor idoso e uma mulher; surpreso, porém sem me assustar, digo a ela que estávamos ali para podar as árvores; ela diz que tudo bem; mas quando entro no corpo da casa, apareceu um monte de cachorro, o que me impedia de começar a poda, inclusive um deles, muito feroz, tentou me atacar e ninguém na casa atendia aos meus apelos para controlarem aquele animal, tendo eu me resguardado num cômodo onde a porta não fechava completamente; então olho para o outro lado da rua e, em um lugar alto, altura que muito me chama a atenção, noto que há lá um cemitério. Acho aquilo muito estranho, um cemitério bem na frente da casa. E, sem que me veja fazendo as podas, o sonho termina.

Antes da interpretação, me permita essa pausa que já te prepara o coração para entender em que parte deste sonho, de revelação terrível, você se encaixa:

(...)Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.

Todo ramo que, estando em mim, não dá fruto, ele corta; e todo que dá fruto ele poda, para que dê mais fruto ainda.

Vocês já estão limpos, pela palavra que lhes tenho falado.

Permaneçam em mim, e eu permanecerei em vocês. Nenhum ramo pode dar fruto por si mesmo, se não permanecer na videira. Vocês também não podem dar fruto, se não permanecerem em mim.

"Eu sou a videira; vocês são os ramos. Se alguém permanecer em mim e eu nele, esse dá muito fruto; pois sem mim vocês não podem fazer coisa alguma.

Se alguém não permanecer em mim, será como o ramo que é jogado fora e seca. Tais ramos são apanhados, lançados ao fogo e queimados. (João 15:1-6).

Bem, pedindo que meditasse nessa passagem, ‘(...)Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte’. (2 Coríntios 12:10), disse: não há outra interpretação do seu sonho senão essa: 01 - trata-se da família, no meio da qual você está vivendo, a casa que você viu; 02 – porém, a primeira coisa que Deus te adverte, é que as pessoas da casa não te tem como membro, por isso você entra na propriedade por cima do muro - para ser diferente disso, você entraria pelo portão; 03 – as árvores que você viu, se referem aos moradores da casa, que não estão sendo bem cuidados, ou se cuidando, espiritualmente, por isso O Espírito Santo te mostra a necessidade das podas; 04 – mesmo que você não seja visto como membro da família, você não está lá sozinho, por isso você percebe que há outras pessoas contigo pulando o muro, cujo corpo nem rosto você não via, por que são anjos, angelicais ou humanos, que pode estar em pessoas que oram por você, estando fora da casa mas dentro dela com você em espírito, por isso também entram com você também por cima do muro, e mesmo como um 'intruso' você tem a tarefa de insistir em tentar ajudar essas pessoas, por isso você se propõe a podar aqueles árvores, e que há alguém que se permitirá podar, por isso a mulher te autoriza a fazer as podas; 05 – haverá porém muita resistência por parte da maioria dos familiares quanto à sua pregação, por isso tantos cachorros, que representam espíritos malignos nessas pessoas, por isso os cães não estão na parte externa, mas DENTRO da casa – casa que também representa pessoas (conforme Hebreus 3; 6), e o impede de podar as árvores, com o detalhe que em uma das pessoas há um espírito maligno de maior hierarquia, por isso o tamanho do único cachorro que tenta te atacar, pessoa que te resistirá muito mais que os demais membros; 06 – a casa que você vê dividida, ao mesmo tempo que envolve a divisão que há no lugar sobre aceitar e rejeitar a tua pregação, representa você e sua esposa, que, sendo uma só carne, se encontra em divisão no momento, o que você não está achando certo, por isso você pensa em derrubar o muro, não vendo sentido para a existência dele ali; 07 – a parte da casa que você vê sem reboco, trata-se de um de vocês dois sem o devido revestimento, e pelo sonho dado a você e não a ela, isso se refere à pessoa dela, doutra forma O Espírito Santo não te mandaria encarar a poda de tanta árvore problemática; 08 – e o cemitério naquele lugar, na frente da casa, e num lugar alto te chamando atenção, não há como correr, se cemitério é lugar de morto, que trata-se duma ADVERTÊNCIA de Deus, (abrangente a mim, que escrevo e a você que está lendo) indicando qual é o destino do crente que não se permite podar/exortar, que não outro senão a morte espiritual – por isso a altura destacada em que se encontrava o cemitério, bem na cara da casa. Logo, não se vislumbra que haja a piedade que deve haver no coração, digo nas obras da maioria das pessoas da casa, doutra forma, nem as arvores estariam nas condições em que aparecem no sonho, e muito menos haveria aquela quantidade de cachorros na casa, ainda que a maioria, pelo que não te atacavam, seja “passiva”, o que indica “demônios incubados”, escondidos em cada uma de determinados indivíduos, sem que a pessoa os percebam. O que é diferente do tipo, pelo tamanho e valentia do cachorro, que está em uma das pessoas, o que não deve ser segredo para outros personagens da casa, de quem se trate, que decerto o viu tentar te atacar, mas que ninguém o tentava impedir, isso indicando falta de força espiritual nos demais familiares, doutra forma apareceria alguém para ao menos enxotá-lo. Em suma, a resposta de Deus à você é que, sobre o problema que você passou com ela, você está bem melhor na fita do que está a sua esposa, com destaque para a situação carente de melhora em toda a família. E conclui pedindo que meditasse também nessa mensagem que o apóstolo Paulo nos deixou, nos apontando que também ele era resistido por aqueles à quem ele só queria fazer o bem, que isso também faria muito bem a ele: ‘(...)Eu de muito boa vontade gastarei, e me deixarei gastar pelas vossas almas, ainda que, amando-vos cada vez mais, seja menos amado’. (2 Coríntios 12:15).

E pedi que, se quisesse, que ele, recomendando que a turma a quem O Espírito de Deus mandou que ele podasse os galhos mortos, inúteis, e que, por certamente só se ser possível isso com o uso da Tesoura da Verdade, que realmente dói e por isso a resistência, refletisse bem nos dois versículos imediatamente a à baixo, deixado pelo Próprio Salvador que ainda é Advogado, mas que será também Juiz. Mas meditemos neles nós também:

(...)Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. (Mateus 12:33)

(...)Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto. (Lucas 6:43).

Enfim, é isso, e quem é Árvore Frutífera é do conhecimento de Deus; quem é como a árvore tóxica, que para nada presta, é do conhecimento d’Ele também; daí, porém, o consolo que nos traz a experiencia vivida por esse caro servo do sonho, que serve para muitos dos de nós - e quando eu digo nós, eu estou falando dos de toda a Floresta, é que, ainda que as pessoas da família, no meio das quais ele vive sejam quase todas mostrada com esse perfil aparentemente desalentador, e ele foi mandado à adverti-las, é por que ainda há esperança! O que está faltando, tanto a elas quanto a quem mais couber, já que não tem, é não somente pedir a Deus que as dotem de vontade de buscar entendê-Lo pela meditação bíblica, ou quando nada prestando mais atenção no Seu falar através do que está Criado, à exemplo da Natureza vegetal, que nada mais é que um gigantesco retrato de nós mesmos, porém não refletido no espelho do nosso quarto, mas à volta da nossa casa. Porem, a disposição daquele cemitério também na cara da casa, não deve passar despercebido de nenhum de nós que, se resistindo à poda quando de poda precisamos, estaremos bem mais perto da morte no espírito do que possamos imaginar.

Isto posto, agora um favor: rola aí a página até a foto que ilustra o texto; NÃO faça como os que duvidam para que tu não pague preço; e, se reconhecendo como Árvore que você é, contempla lá a promessa da ressurreição tão bem retratada que até me faltou fôlego quando recebi a que se refere. E adora a Ele, (...)Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder; como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; (Romanos 1:20). Vai, que...

...Jesus é bom!

Antônio Franco Nogueira – à serviço do Reino eterno

AQUI, mais textos do autor

'(...)Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados' (Atos 3:19). Na imagem: Antônio Franco Nogueira - Foto: Mônica Franco'(...)Arrependei-vos, pois, e convertei-vos para serem cancelados os vossos pecados' (Atos 3:19). Na imagem: Antônio Franco Nogueira - Foto: Mônica Franco

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br