Na lógica, a tendência das elites ultraconservadoras é manter Temer presidente. Afinal, ele não hesita em entrar para a história como um déspota e, com alta ou baixa popularidade, está impondo a agenda neoliberal
A coluna Pauta Livre, de autoria do jornalista Rogaciano Medeiros, é um espaço onde ele escreve suas análises sobre a situação política nacional, dentro de uma ótica questionadora através de um ponto de vista diferente dos tradicionais veículos de comunicação. Justamente para questionar a grande imprensa, que manipula a informação e coloca a versão que lhe é conveniente como se fosse a verdade absoluta.
PAUTA LIVRE
VÍRGULA
Considerado hoje uma das grandes expressões nacionais de resistência ao golpismo, o ex-ministro Ciro Gomes, presidenciável pelo PDT, diz não haver tempo nem meios legais para impedir Lula de disputar a eleição presidencial do próximo ano. Isso, vírgula, à luz do Estado democrático de direito, do respeito às leis. No Brasil pós golpe, onde o Judiciário se arvora em exercer funções constitucionalmente do Legislativo e do Executivo, a direita acha que pode tudo, inclusive descumprir o calendário eleitoral e rasgar a Carta Magna.
HIPOCRISIA
O presidente Temer paga uma fortuna, do dinheiro público, a uma babá para cuidar do filho Michelzinho. A mídia, tão honesta e séria na época do impeachment, tenta minimizar o escândalo. A classe média, que bateu panelas, se cala. Se fosse com algum político das esquerdas ..., hein. Era o fim do mundo. É um falso moralismo repugnante.
TESTE
A ação ingressada pelo PT na PGR contra o presidente Temer, por pagar a babá do filho com emprego no Palácio do Planalto, é um bom teste para o procurador-geral da República. Rodrigo Janot, dias atrás, em um arroubo moralista, ganhou espaço na mídia ao atacar o ministro do STF, Gilmar Mendes, por ter votado a favor da soltura do ex-ministro José Dirceu. Decisão tomada rigorosamente com base na lei. Vamos ver ele agora.
DEPENDÊNCIA
Na lógica, a tendência das elites ultraconservadoras é manter Temer presidente. Afinal, ele não hesita em entrar para a história como um déspota e, com alta ou baixa popularidade, está impondo a agenda neoliberal. Não haveria porque mexer. Mas, em política tudo muda rapidamente. A resistência de Lula, líder disparado na corrida presidencial, ameaça jogar o golpe do impeachment na lata do lixo. Portanto, se for conveniente, a direita deleta Temer, tranquilamente. E ainda alega que atendeu a vontade do povo.
PEÃO
Todas as pesquisas realizadas este ano mostram que o Fora Temer é a única bandeira que unifica o Brasil. Une das esquerdas à direita. Portanto, o futuro do pai de Michelzinho depende exclusivamente das conveniências politicas do grande capital. Das próximas jogadas para manutenção do golpe. É um peão do golpismo.
CALADINHO
Com a pretensão de se candidatar ao governo do Estado, praticamente, sepultada, o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), sumiu da mídia. A citação em delação da Odebrecht, na Lava Jato, também o abateu politicamente. Saiu do debate estadual e nacional. Preferiu dar um tempo. Está errado não. Agora é deixar a poeira assentar.
Rogaciano Medeiros - jornalista
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|