Galeria de Fotos

Não perca!!

Curiosidades

De acordo com a ciência, os cachorros são capazes de enxergar algumas cores, ao contrário do mito de que eles só enxergariam preto, branco e cinza (Foto: Reprodução)De acordo com a ciência, os cachorros são capazes de enxergar algumas cores, ao contrário do mito de que eles só enxergariam preto, branco e cinza (Foto: Reprodução)

Ao contrário do mito existente, os cães não enxergam o mundo em preto, branco e cinza. Saiba mais detalhe

Assim como os seres humanos, os cachorros contam com cinco sentidos. Porém, a importância de cada um deles é diferente. Enquanto, por exemplo, para os seres humanos a aparência do alimento é um fator importante, para estes animais não. Isso porque, para eles, o cheiro é o que determina o interesse pela comida.

Na verdade, para a maioria dos seres humanos o sentido da visão é utilizado para realizar quase todas as atividades, já os cachorros costumam confiar mais no sentido do olfato e da audição. No entanto, isso não quer dizer que os cães não enxerguem bem, muito menos que não utilizem esse sentido no dia a dia.

Como funciona a visão dos cachorros

De acordo com a ciência, os cachorros são capazes de enxergar algumas cores, ao contrário do mito de que eles só enxergariam preto, branco e cinza. A identificação das cores por esses animais é possível graças a uma estrutura presente também na visão humana, os chamados cones.

No entanto, os cães têm pouca quantidade desses cones, o que faz com que eles enxerguem o mundo de uma forma bem menos colorida. Apesar das divergências existentes em torno do tema, os cientistas acreditam, atualmente, que os cachorros vejam o mundo principalmente em amarelo e azul.

Outro ponto é que os pets não conseguem diferenciar as cores verde e vermelho. Para eles, as cores de maior contraste, que podem ser facilmente distinguidas são justamente o amarelo e o azul.

Para os cachorros é muito mais fácil enxergar uma bolinha amarela no gramado do que uma laranja ou vermelha, por exemplo. Uma bola destas cores poderia facilmente se confundir com a cor da grama.

Aos olhos destes cachorros, as cores verde, amarelo, laranja e vermelho não se diferenciam e acabam sendo percebidas como tons amarelados. Já os tons de azul costumam ser os que são percebidos com mais facilidade.

Uma vantagem: visão noturna

Mesmo que os cachorros vejam o mundo em cores limitadas, eles não estão em desvantagem. Isso porque, outra estrutura muito importante, presente na visão desses animais, são muito úteis para decifrar como eles enxergam os humanos até mesmo nos dias mais escuros. Essa estrutura são os bastonetes.

Os bastonetes estão ligados ao reconhecimento da luminosidade, sendo que os cachorros contam com uma maior quantidade de bastonetes que os seres humanos.

Mais uma vantagem: visão periférica

Em virtude da posição mais lateral dos olhos dos cachorros, estudos sugerem que, enquanto o ângulo da visão humana é de cerca de 190°, o dos cachorros poderia chegar até 250°, a depender de alguns fatores.

Clique aqui e siga-nos no Facebook

 

Camaçari Fatos e Fotos LTDA
Contato: (71) 3621-4310 | redacao@camacarifatosefotos.com.br, comercial@camacarifatosefotos.com.br
www.camacarifatosefotos.com.br