Bebida que ganhou o paladar de brasileiros e estrangeiros (Foto: Reprodução)
O café é tão amado no Brasil — e fora dele — que tem um dia mundial, comemorada amanhã. A bebida que ganhou o paladar de brasileiros e estrangeiros traz inúmeros benefícios para a saúde de seus consumidores. O contraponto é o exagero, que pode causar um certo tipo de vício.
A bebida é rica em cafeína, que ajuda a manter o cérebro mais alerta durante o dia.
— O café também bloqueia a recepção de adenosina no cérebro, uma substância responsável pela sensação de sono. O líquido ajuda a melhorar os movimentos peristálticos, fazendo com que a prisão de ventre seja minimizada — diz a nutricionista Maria Clara Pinheiro.
Além da cafeína, outras substâncias como cromo, cobre, zinco, manganês, magnésio e ferro também estão presentes na bebida.
— Esses são micronutrientes que estão envolvidos em inúmeras funções e vias metabólicas em nosso organismo, imprescindíveis para a manutenção do equilíbrio corporal. Eles trazem benefícios para o crescimento capilar e emagrecimento — exemplifica Nívea Bordin Chacur, nutróloga da clínica Leger.
Apesar de todos esses benefícios, porém, é preciso ter cuidado ao consumir café porque sua principal substância, a cafeína é passível de dependência. Uma xícara de expresso tem em torno de 60mg de cafeína. O ideal é não consumir mais que 200mg de cafeína por dia, ou seja, mais de três doses.
— As pessoas podem apresentar uma síndrome da abstinência quando ele não é consumido, gerando irritação, cansaço, inquietação e nervosismo. Em altas doses, o café pode aumentar o risco de hipertensão arterial, pois aumenta a vasoconstrição (diminui o diâmetro dos vasos sanguíneos), aumentando risco de infarto — alerta Maria Clara Pinheiro.
Além disso, a bebida pode interferir na qualidade do sono e gerar insônia em pessoas sensíveis. Por isso, é melhor evitar seu consumo à noite.
Motivos para tomar:
Melhora concentração
A cafeína ajuda a melhorar a concentração e o desempenho cognitivo, porque deixa o cérebro mais alerta
Acelera o metabolismo
A cafeína também tem função termogênica, que acelera o metabolismo e ajuda o corpo a queimar calorias mais rápido
Reduz risco de diabetes
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, consumir café com regularidade ajuda a insulina a funcionar melhor, o que reduz os níveis de glicemia após as refeições e previne o diabetes
Diminui risco de Parkinson e Alzheimer
Pesquisadores canadenses identificaram um grupo de compostos no café capazes de inibir proteínas comuns de serem vistas tanto no mal de Alzheimer quanto no Parkinson, o que sugere que a bebida possa ajudar a prevenir estas doenças
Diminua o açúcar
Apesar de fazer muito bem, um dos grandes problemas é que os brasileiros colocam muito açúcar no café. Evite adoçar, aprenda a apreciar o gosto amargo da bebida
Veja também:
Previdência - Três principais dúvidas de segurados do INSS, servidores e militares
Jovem passa mal e liga para a emergência; polícia chega e o espanca até a morte nos EUA
Bebê baleado na cabeça no útero da mãe foi reanimado ao nascer; veja imagem
Criança pede a PM para extrair dente e vídeo viraliza
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|