No final da noite de domingo (16), 13 internos da Comunidade de Atendimento Socioeducativa Salvador (Case Salvador), em Tancredo Neves, fugiram da unidade após serrarem a grade de um dos banheiros. Segundo a Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), os adolescentes são oriundos de cidades do interior da Bahia, com idade média entre 15 e 17 anos, porém dentre eles sete são maiores de 18 anos e cinco estava em processo de desligamento, aguardando a liberação pela Vara de Infância e Juventude.
Segundo o Sindicato dos Agentes Disciplinares Penitenciários e Socioeducadores (Sindap-BA), a fuga ocorreu no alojamento conhecido como F5, uma das alas da unidade. De acordo com o Sindap-BA, embora tenha capacidade para 12 adolescentes, o espaço estava comportando 23. “Falta socioeducador. Era para ter pelo menos 10 profissionais trabalhando e só tinha cinco e os adolescentes têm aproveitado dessa fragilidade do baixo efetivo. Olha que só não fugiram os 23 por causa da equipe que conseguiu conter os demais”, reclama Antônio Reis, da diretoria da Sindap. Esse ano dois adolescentes morreram na Case Simões Filho e o sindicato atribui também a falta de profissionais (dois, para 23 adolescentes da Case11).
Em nota, a Fundac informou que seis socioeducadores, dois supervisores e um coordenador atuavam diretamente no alojamento onde ocorreu a evasão. Em todo o prédio eram 63 funcionários de plantão, ressaltou a unidade. A 23ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM/Tancredo Neves) foi acionada às 22h10 e, segundo o Departamento de Comunicação da Corporação, fez rondas pela região, mas não localizou nenhum dos adolescentes.
Maiores vão para presídio
A gerência da unidade comunicou, em nota, que os adolescentes e os maiores de 18 anos terão tratamentos diferenciados, se recuperados, de acordo com a lei. “Se eles forem apreendidos nas próximas 24 horas, eles serão encaminhados à DAI ou à própria unidade e vão receber as sanções de acordo com o regulamento interno”, informou João Ferreira, gerente da unidade. “ (Já os maiores de 18 anos) em caso de apreensão, serão conduzidos para a Central de Flagrantes da Policia Civil ou para o Núcleo de Prisão em Flagrante da Justiça, no Complexo Penitenciário da Mata Escura”, completou.
O CORREIO procurou a 2ª Vara da Infância e da Juventude e um funcionário informou que no local não se tinha conhecimento do ocorrido até o final da manhã desta segunda-feira (17). A Fundac informou que abriu uma sindicância para apurar o caso, que uma perícia foi realizada no local pelo Departamento de Polícia Técnica e que uma guarda especializada da Polícia Militar continua realizando buscas. A Case Salvador tem capacidade para 150 adolescentes, fica na Avenida Guanabara, no bairro de Tancredo Neves, e realiza internação provisória e internação sentenciada de adolescentes para cumprimento de medidas socioeducativas.
< Anterior | Próximo > |
---|