Bahia terá centro de alta tecnologia na área industrial (Cimatec industrial) (Fotos: Daniele Rodrigues/GOVBA)
A região da Cetrel vai abrigar um grande equipamento tecnológico que servirá de base para inovações, teste e pesquisas, sendo atualmente uma das maiores apostas para o desenvolvimento econômico baiano e manutenção da competividade das empresas do Polo Petroquímico de Camaçari. O Cimatec Industrial será construído por etapas em uma área de 4 milhões de metros quadrados.
O equipamento será instalado em um terreno do Governo do Estado (a mesma área onde estava prevista a instalação da JAC Motors), vendido à empresa por um preço simbólico. A obra está prevista para ser licitada em abril, com a conclusão e início de operação para junho de 2018. O centro tecnológico terá investimentos na ordem dos R$ 85 milhões, com recursos do Senai e também financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
A planta do Cimatec Industrial de Camaçari vai ampliar o centro tecnológico já em funcionamento na planta de Salvador, possibilitando, dentre outras inovações, testes com motores e pás de energia eólica, turbinas de avião, motores de grandes embarcações, além de contar também com uma pista de testes e até um túnel de vento. Diferente da sede da capital, localizada em área urbana, o espaço em Camaçari vai permitir a construção de uma infraestrutura para desenvolver pesquisa e inovação, possibilitando futuras parcerias tecnológicas.
O superintendente de Promoção do Investimento da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE), Paulo Guimarães, aponta as novas perspectivas que o projeto traz para o estado. "A Bahia tradicionalmente é uma economia de commodities, de exportação de minério de ferro, grãos, papel e celulose, e precisamos fazer agregação de valor. O Pólo de Camaçari ainda trabalha com petroquímicos básicos, e nós precisamos agregar mais valor, o que significa, desenvolver tecnologia, novos produtos, melhorar aqueles que já temos, explica.
O superintendente acredita que o desenvolvimento tecnológico vai trazer a valorização e consequentemente melhorar as condições econômicas do Estado para empresas e trabalhadores.
O Cimatec Industrial vai abrigar plantas piloto de grande porte, capazes de atender segmentos como o de energias renováveis, a exemplo da energia eólica, além de aviação, automotivo e fármacos.
Clique aqui e siga-nos no Facebook
< Anterior | Próximo > |
---|